Usar apps Android no Chromebook é pior do que Windows RT, afirma The Verge

google-chrome-note

Muitas pessoas utilizam uma grande camada de dispositivos, e cada um tem sua própria força e fraqueza. Então surge o desejo que um tablet possa se tornar um notebook ou que um smartwatch fique cada vez mais conectado a um smartphones.

Sob esta ótica, o Google resolveu “misturar” o Android com o Chrome OS em seus Chromebooks. A ideia é levar os aplicativos do seu sistema operacional móvel para o seu sistema para laptops. Este novo sistema híbrido que o Google está criando não é uma fusão total dos dois sistemas operacionais, mas poderia fornecer todos os benefícios que as pessoas sonham ao mesclar o Chrome OS com Android.

O The Verge, uma das fontes opiniões mais respeitadas do mundo, mas obviamente não soberana, resolveu testar isso e ver se realmente o sonho foi realizado ou, pelo contrário, não passa de uma “cilada”.

Segundo o site existem muitos, mas muito bugs! Por exemplo, ao girar a tela o Chrome OS não lembra onde elas estavam ao voltar para a posição original, também não é possível usar dois apps em tela divida. Algo que foi lançado lá no Windows 8.

A grande pergunta: Os aplicativos Android serão bons em telões?

https://twitter.com/tomwarren/status/830070387803357185

Segundo o The Verge em sua conlsuão:

O verdadeiro problema é que a coisa com a qual nos queixamos dos aplicativos Android em telas grandes há cinco anos é ainda um grande problema. A maioria dos aplicativos para Android – incluindo muitos aplicativos criados pelo próprio Google – parecem absolutamente atroz em uma tela grande.

Novamente, o Google está prometendo que esse problema será atenuado ou corrigido em breve com o Nougat, porque haverá mais ferramentas para os desenvolvedores redimensionarem seus aplicativos e porque o Google está fazendo um grande empurrão para que isso seja possível. Eu gostaria de acreditar no Google aqui, mas eu também estou cinco anos ouvindo este tipo de promessas sem resultados. Talvez o sistema operacional do Chrome com Android seja popular o suficiente para atrair desenvolvedores. Mas eu não estou confiante de que será.

Por último, mas não menos importante, os aplicativos Android foram projetados para um mundo de smartphones, onde os recursos são escassos. Existem alguns aplicativos destacados que se parecem um pouco mais com o desktop do que outros (especificamente, o pacote Office da Microsoft e alguns dos aplicativos mais recentes da Adobe), mas a maioria deles se sentem e agem como o que são: aplicativos de smartphones em um laptop. Se o Google quiser que o Chrome OS chegue aos computadores portáteis baratos do Windows, ele precisa fazer melhor.

Passei uma hora conversando com os engenheiros criadores do Chrome OS sobre cada um deles e muitos outros problemas. Em cada caso, eles me disseram que estavam cientes e trabalhando ativamente neles. Eu acredito neles, e esta é a razão pela qual o Chromebook Pro não será lançado até abril, estou disposto a dar-lhes o benefício da dúvida de que tudo isso será resolvido após o lançamento.

Acham que o The Verge tem razão? O Chrome OS tem futuro?

40 comments on “Usar apps Android no Chromebook é pior do que Windows RT, afirma The Verge

  1. Acho que não é surpresa para ninguém. É.. não deve ser uma terefa fácil trazer os aplicativos do Android. A Microsoft tem anos de experiência neste tipo de assunto, e também não foi fácil para ela, uma das vantagens da Microsoft é ja ter passado por vários problemas que eles ainda vão passar. Vamos ver no que vai dar.

    1. Acredito que eles queiram tentar transformar eles em algo nativo, como é hoje o uwp…os emuladores não conseguem ter um bom desempenho, se o desempenho dos apps no chrome for melhor, até vale a pena, se não….vai dar na msma que um emulador do Windows ou mac msmo.

  2. A maioria dos aplicativos para tablets com android não são otimizados, por isso a experiência é ruim

    Isso é um tapa na cara dos infelizes aqui que acham que pegar um aplicativo otimizado para desktop, empacotá-lo num UWP para rodar numa tela pequena para substituir um smartphone é patética (surface phone com windows 10 full)

    1. Na verdade não é Patético, existem pessoas Otimistas e Pessimistas.Nada foi mostrado ou apresentando, eles pensam que vai dar tudo certo, ja pessimistas pensam que não vai dar tudo certo.
      Se o artigo fosse sobre um app de Chrome OS(Desktop) para o Android(Mobile) eu até entenderia o “tapa na cara”, pois seria o mesmo que você disse, um app desktop para um UWP, mas não é o caso.
      É sobre Mobile para Desktop, o que hoje a microsoft faz bem, se criar um aplicativo para o Windows 10 mobile ele ira rodar muito bem no Desktop, e não só no Desktop considenrado o UWP.
      Não importa os lados, se nada foi apresentado ou mostrado, a ilusão é a mesma , achando ser algo bom ou ruim. O que você diz ser patético neste contexto cabe a você também.

      1. sim, é patético porque acham que a parada é milagrosa

        a maior prova é essa matéria aí … alias, nem precisava, pois é óbvio, um programa que não é adaptado praquela tela é completamente ridículo

        1. Não cara…só acham que vai funcionar…só isso…
          Você plo jeito acha que pode não funcionar e novamente, não tem demonstração de nada ainda, você se enquadra neles por este motivo, os dois lados achando de algo que nem apareceu ainda! O que não é Patético.Se você acha isso patético você também é pow…
          Vamos esperar pra ver, tanto o Chrome OS , tanto o Windows rodando diferentes arquiteturas , se der certo vai ser lindo claro, para as duas plataformas..
          The Verge teve uma experiência ruim por que realmente, apps Android são desenvolvidos para serem mobile, e assim não fazendo tanto sentido em um desktop, apropria arquitetura pede isso, vão ter que fazer o que a Microsoft fez, implantar funcionalidades que de razões para o android exisitir no Chrome.
          Agora…tapa na cara? N tem tapa na cara…se o for sobre mobile para desktop o Windows esta bem nisso, se for sobre a x32 para mobile, nada foi apresentando ainda…se for por causa do povo que acha que vai dar certo, novamente nada foi apresentando ainda…não tem pra que esse tipo de comentário.

        2. Mais são duas coias diferentes que você não ta sabendo analisar muito bem.

          1° Apps convertidos podem ou não ser apenas para letas grandes e não ter suporte a telas com touch, como podem ser adaptativo a tela e sua sensibilidade a escolha é feita pelo desenvolvedor já que cada um vai ter um publico alvo ou vai pegar todos os públicos.
          2° O Android tem seus apps essencialmente feitos para telas ”pequenas” nem na explosão dos Tablets houve interesse dos devs para fazer os ajustes… Na verdade um app esticado é mais facil para o Dev que fazer um outro app para telas grandes.

          Ocorre que a Google tem que padronizar todos seus sistemas para ficar mais fácil o desenvolvimento dos apps para sua plataforma, pois hoje ocorre que o dev se quer fazer um app para todos e com qualidade ele tem que desenvolver para smartphones, tablets, PCs, relógios, TVs e IoT por isso não é interessante.

          1. Cara, os devs estão parando de desenvolver apps pra WM… vc acha que eles vão adaptar?

            O WM mal tem 0,1% de share

            mas blz, continuem ae achando que as OEMs e devs vão fazer milagre

          2. Cara tem muito app, mais muito app disponível na Windows Store para todos os dispositivos da Microsoft… Dos apps que uso no meu aparelho eu acho que HillClimb, Whatsapp, Slack e uns 3 ou 2 que não são universais de resto estou bem satisfeito.

            O fato de você não ver com frequência grandes empresas fazendo algo pelo Mobile não extingue a possibilidade do dev fazer depois, como é o caso recente do Napster que to usando no PC, Xbox e Mobile.

          3. O desenvolvimento de apps UWP não se resume ao WM. Até vejo mais para computadores, que engloba tablets.

            E não estão parando. Escuto essa conversa desde sempre. Se parasse, já se sentiria um estado mais crítico.

    2. “Isso é um tapa na cara dos infelizes aqui que acham que pegar um aplicativo otimizado para desktop, empacotá-lo num UWP para rodar numa tela pequena para substituir um smartphone é patética (surface phone com windows 10 full)”

      Uh, acho que ninguém aqui pensa em rodar aplicativo Windows de desktop em tela de smartphone quando defende isso, mas sim no modo Continuum juntamente com monitor, teclado e mouse.

  3. Se fosse o Jorge ou algum redator fanboy maluco do Windows Team (tipo André Ônibus ou Marcelo Pacheco) falando isso eu nem daria crédito. Mas como é o Tom Warren, então tá valendo.

  4. Comprei uma Android Box TV, consigo usar todos os recursos que eu gostaria numa boa, jogos, emuladores, netflix, youtube, kodi, mas agora tem alguns apps que sofrem, não dá pra usar direito, acredito que no chromeOS deve acontecer o mesmo, alguns apps se adaptam mas outros ficam pessimos

    1. Eu comprei um e vendi pela metade do preço pq é ruim, é horrível… Os comandos do controle eram poucos apps que obedeciam e app para usar mesmo era no maximo o Netflix e o Kodi… Preferi ficar com o Xbox como media center.

      1. Se eu tivesse um Xbox nem teria pensado em comprar uma android tv box, mas não achei tão ruim não, pareou facilmente meu joystick ipega e como disse, para as coisas que eu uso, como jogos e netflix, está uma beleza, são alguns apps mesmo que tem que ficar colocando o controle em modo de mouse, ou usar um mouse mesmo, mas não estou pensando em vender não

        1. Mas a minha intenção era mais pático para não depender muito do console pois eu não uso ele em standbay. Porém cara a minha experiencia foi horrível pois o Netflix e Youtube era a mesma versão do mobile só que esticado, alguns players baixados para executar arquivos do HD também eram esticados, o melhor era o Kodi mas acontecia uns travamentos chatos mesmo eu tendo 2Gb de memoria e 32 de armazenamento… Realmente a experiencia com era melhorzinho até comprei uns sem fio kkk e ficou la em casa largado. Melhor era eu espelhar meu PC na TV ou usar o One mesmo.

          1. O Youtube do meu parece o do PS3, muito bem adaptado, o Netflix é a mesma versão, mas não ficou “esticado” e funciona bem tb, carrega mais rápido do que no meu chromecast. Consegui abrir meus videos do HD externo no kodi, com legenda e tal, então nem testei os outros…e não percebi travamentos, mas tive que trocar a rom, a stock rom é bem bugada mesmo

  5. Pois é sorte da microsoft isso ainda não ter dado certo … mais uma brecha pra ela lançar ” O tal dispositivo definitivo ” antes que a google coloque a grande ideia da microsoft em pratica … e todos esses anos de trabalho caia por terra, pois apps a google tem de sobra em quanto a microsoft ainda engatinha.

  6. Tendo Windows ou Mac os com inúmeros softwares usar Chromebook ? Tem que ser muito fã mesmo, pior que tem gente que compra isso pensando que é possível instalar windows…

  7. Lá vem a Google copiando o “Em breve” da Microsoft.
    Logo logo ela copia o “No momento certo” da Microsoft também.
    Eita Google Xerox, ops, copiadora é o nome certo.

  8. EU vejo essa estrategia da Google como um reconhecimento que o Chrome OS falhou e o Android vai tentar salvar, já que não da tempo para elaborar um sistema com o poderio do Windows.

    1. Mas dizem por aí que é SUCESSO (com todas as letras em maiúsculo), só porque a Google falou que não juntaria porque cada um possui bons resultados em seu mundo. Android, ok, logicamente, mas Chrome OS, logo que dizem que é o necessário para usuário comum? Ué, a maioria dos usuários no mundo são profissionais para usar Windows? kkk Piada dizer que isso é sucesso, e Windows Phone, que mesmo no tempo de auge, muitos diziam que nada era.

    1. Pois é. Quando o site fala que o WP morreu, é falácia, mentira, ignorância. Mas aí quando o mesmo site fala mal do concorrente vira notícia aqui.

      1. Um fala da morte de um sistema, que até agora (já faz um tempão do seu anúncio) não aconteceu. O outro fala da experiência de uma pessoa ao usar o Chrome OS.

        Bem diferente. Espero ter ajudado.

        PS.: Quando o site The Verge disse que morreu, também virou notícia, não só aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *