Windows Core OS e Andromeda: explicação completa do novo Windows 10

logo-microsoft-produtos

Você sabe, a Microsoft ama mudar os nomes de seus produtos, e não foi diferente com os codinomes de um projeto altamente ambicioso que está em curso. Segundo o Windows Central, internamente, a Microsoft está chamando o Andrômeda de ‘Windows Core OS’, e é justamente isso que vamos detalhar profundamente agora.

Os sistemas operacionais, como o Windows, são formados por camadas. Na parte inferior, há o kernel que conecta o hardware ao sistema operacional, depois as bibliotecas base, a interface e, finalmente, os aplicativos. Na verdade, as camadas são muito mais do que isso, mas isso é um resumo para que você tenha ideia. Windows Core OS, faz com que o kernel e as bibliotecas básicas do Windows se tornem completamente independentes das arquiteturas (x86, ARM) e os separa de tudo o resto. Em seguida, ele é formatado pelo OneCore, que é criado a partir do kernel do Windows NT 10.0 e das bibliotecas low-end e bibliotecas OneCoreUAP em um nível superior. Tudo isso, portanto, funciona sem problemas no celular, no PC e no Xbox, e assim por diante. Atualmente, no entanto, cada versão do sistema operacional possui uma interface completamente diferente, baseada em bibliotecas diferentes e incompatíveis.

cshell-kernel

As novas interfaces do Windows 10 (CShell)

O atual Windows 10 Mobile não possui interface totalmente reescrita, mas com as mesmas antigas bibliotecas do Windows Phone 8.1. Em vez disso, o Windows 10 Desktop usa outras bibliotecas. A Composable Shell (abreviado CShell) é a solução para este problema. A CShell é executada na camada mais acima do sistema operacional Windows Core e está completamente escrito com a API UWP. Ao utilizar o chamado “Composer“, a Cshell é capaz de modificar elementos de interface para caber certos tamanhos de tela ou determinado periférico dos dispositivos. Isso permitirá que a Microsoft não precise reescrever cada componente diversas vezes. A interface também será completamente independente da arquitetura de hardware do dispositivo. Mas vamos para o Composer. Cada dispositivo pode ter mais de um Composer, ou todos, é a escolha da Microsoft.

Andromeda, Aruba, Oasis, Polaris e mais

windows-10-logo

Esses 4 são os codinomes que conhecemos para os “Composers” da Cshell.

1- Aruba é o Composer do Surface Hub Interface. A interface é, portanto, adequada para telas grandes e com altas resoluções, para serem usadas com toque.

2- Oasis é o Composer do Windows Mixed Reality. Embora ainda não se sabe se isso é 100% a mesma interface do HoloLens (basicamente entre HoloLens e WMR não há diferença?) Sabemos que é a interface dos óculos de realidade mista.

3- Polaris é o Composer dos PCs/noteboos desktops. Não possui nenhum código legado/tradicional (como o atual que usamos com explorador de recursos ou gerenciador de tarefas) e é completamente UWP. Como todos sabem, o Windows tem uma enorme quantidade de menus que raramente são usados vindo desde o Windows 95. São muitos que levarão algum tempo para serem substituídos na nova interface. Por esse motivo, a Microsoft decidiu que, no primeiro lançamento, este Composer não terá todas as funcionalidades da área de trabalho tradicional, mas as mais usadas, de modo que 99% dos usuários não devem sequer notar o desaparecimento de determinados menus.

4- Andromeda é o Composer móvel/telefônico. Completamente UWP, totalmente reescrito, completo com todos os recursos do Windows 10. Não há muito mais a dizer, infelizmente.

5- Não temos notícias dos nomes do Composer do IoT e Xbox, mas sabemos que o último será disponibilizado mais tarde do que os demais.

Além dos Composers, também encontramos módulos de biblioteca, como o Win32. É necessária uma premissa: UWPs contêm uma parte das bibliotecas do Win32, especificamente quase todas as não-gráficas. Então, quando estou me referindo ao Win32, obviamente quero dizer esses gráficos e não incluídos no UWP. O Win32 será, portanto, suportado juntamente com outras coisas. Win32 são os programas e jogos do Windows tradicionais que são instalados sem a ajuda da loja do Windows 10.

O que isso significa?

steam-xbox-one

Então você está dizendo que eu posso usar o Win32 (Steam, Photoshop…) no Xbox e no telefone? E posso usar a Realidade Mista no telefone? Posso jogar jogos Xbox em um PC?” Todas as perguntas feitas. A resposta é talvez. É possível caso a Microsoft queira. Improvável o Win32 no Xbox, mas quase certo no Mobile. Não temos informações sobre a Realidade Mista. Muito provável a chegada dos jogos Xbox no PC, como a Spencer fez. É importante ressaltar que, por enquanto, o Windows Core OS suporta o Win32 apenas com o Centennial e não suporta o Silverlight (apps do Windows Phone como WhatsApp ou dos bancos). Na verdade, os primeiros dispositivos Desktop para o Windows Core OS serão dispositivos com o Windows 10 S, que tem alvo o usuário que não precisa de menus antigos que desaparecerão.

Quais dispositivos estão chegando?

surface-phone-conceito-dobra

Aparentemente, a Microsoft quer ter dispositivos para o lançamento de cada Composer diferente. Por esse motivo, parece ter cruzado o codinome do seu Composer para cada Surface. Temos Surface Andromeda, Surface Aruba e Surface Polaris, mas isso é uma especulação a ser comprovada ainda.

A ideia é que o Windows 10 seja utilizado em qualquer dispositivo, com qualquer arquitetura. Poderá ser usado com todos os recursos ou não, vai depender do tipo do dispositivo. Mas o ponto alto serão os novos tipos de aparelhos que surgirão com essa “suruba” no código do sistema operacional. O Xbox pode ganhará mais recursos do PCs, os PCs do Xbox, os smartphones dos PCs, os PCs dos smartphones e tudo poderá ser estranhamente misturado com muita facilidade.

44 comments on “Windows Core OS e Andromeda: explicação completa do novo Windows 10

  1. mudou de nome? e desde quando oficialmente se chamou andromeda?

    o Windows já é modular, tem um kernel híbrido… não tem assunto pra falar e a galera fica inventando coisas

    1. Tem o vídeo do Windows Central e os códigos do Andrômeda já encontrados na Redstone 3.

      Tem sim. Até o próprio Nadela já falou que vai unificar tudo, isso é a explicação de como será feito para os mais curioso.

      1. Desculpe, mas acreditar no que o merdella fala, é piada:
        Cadê os 1 bilhão de usuários ?
        Cadê os celulares, ele afirmou, caso os parceiros não façam, nós o faremos ???

        Falar até papagaio fala
        rs rs rs

  2. Acho que o Xbox só tem a sua própria Composer no console Xbox já que no PC ele é apenas um ‘app’. Então não acho que seja necessário criar uma composer de Xbox para PC, pois não vejo OEMs explorando um dispositivo qualquer dedicado ao Xbox, não, por ser um app integrado ao sistema, este aparecerá em qualquer composer (interface) anteriormente citada.

        1. Eu acredito que a MS esta comecando a abrir os olhos com relacao a Apps forcados ou quase mortosm, pois se tenho um concorrente bom, ate melhor que eu, pq nao juntar forcas com ele e crescer juntos, caso da Steam e Microsoft Store, a tendencia sera essa foi isso que fez o windows o que ele e hoje, anos atras eu odiva a MS, mas com a subida de Satya Nadele a MS temoutra cara, novos conceitos e no meu ve hoje uma das empresas com o melhor feedback para os fans.

        1. Bill Gates usa android para saber o que o concorrente tem que pode melhorar no sistema dele. É um espião. Mas só enxergam a parte “esta com um android”. Ele nunca disse que android é melhor que o Windows.

          1. Eu tenho um Lumia 950XL, mas não sou burro. Os próprios Apps da Microsoft funcionam perfeitamente no Moto G5 da minha namorada e no meu fica fechando sozinho e desempenho horrível, sem falar que tem recurso que não tem!

          2. Edgar, infelizmente o Satã Nadella matou o Windows mobile. Agora só temos android e iPhone para escolher. Ele tá colocando suas fichas no HoloLens e não ta nem ai para os usuários mobile. Mandou todos se fuderem e comprarem um android.

        2. Depois de ter usado diversos Androids inclusive com Cyanogen Mod, ue [e melhro que Androido de fabrica, mesmo assim migrei para o Windows phone e ja estou no meu quarto smartphone, me atende muito bem, dificilmente trava, rara as vezes, muito bom, camera excelente, icones dinamicos, Leitor de iris, dentre outras funcionalidades muito interessantes, Faltam APPS isso e fato nao temos como negar, mas o que ja tem me atendem muito bem e do meu Lumia 950 pretendo migrar para o futuro Surface Phone se esse sera o nome e tenho certeza que mais cedo ou mais tarde vcs vao querer fazer o mesmo, pois se nao, nao estariam aqui falando dele.

  3. “Explicação completa” cheia de talvez, quem sabe, especulação, “poderá ser”…
    Esse tipo de coisa gera expectativa demais que nos últimos anos tem sido a pior inimiga da MS. Ficam jogando lá em cima esse futuro milagroso, daí lançam e vira uma merda federal, uma colcha de retalhos pesando uma tonelada. Qualquer hora especificação mínima pro Windows inclui processador quântico.
    Pra começar, só volto a acreditar no milagre Microsoft se a ISO deste futuro Windows ocupar no máximo 1 Gb.

  4. Já que não tem nada de novo pra anunciar, inventam uma perfumaria qualquer pra gerar notícia!
    Enquanto isso, mais um serviço foi fuzilado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *