A ascensão de Phil Spencer na Microsoft, e a queda do CEO do PlayStation. O que aconteceu?

ps4one

Um troca polêmica de cadeiras aconteceu na indústria dos games, e vimos um líder subir e outro deixar o cargo. Claro, isso reflete diretamente em suas respectivas marcas.

Analisar mudanças de lideranças não é uma tarefa difícil, pois normalmente a maioria dos dados necessários para isso são públicos. Um exemplo não tão distante foi Steve Jobs, ao contrair câncer, passou o bastão para Tim Cook. Contudo, neste caso foi por motivo de saúde e não má gestão. Normalmente a derrocada de um CEO é quando a empresa não está conseguindo crescer como o esperado, e acima de tudo, quando o CEO comete erros.

Na Microsoft, vimos Steve Ballmer deixar o cargo de CEO em 2014. Windows Vista/8, Windows Phone e Surface RT. Este último teria gerado um bilhão de dólares em prejuízos, a compra da Nokia nunca foi bem vista. Contudo, Ballmer foi o cara do Xbox 360 e Windows 7, e teve grandes vitória em sua gestão. Em seu lugar, temos Satya Nadella, que em pouco mais de três anos fez a Microsoft quase dobrar o valor de mercado. Porém, estamos aqui para falar do Playstation e Xbox. Os exemplos acima só foi para exibir motivos de trocas de liderança.

Phil Spencer

phil-spencer-2

Phil Spencer, antes “apenas” chefe da divisão do Xbox, ainda continua como tal, contudo agora subiu para o posto de um dos líderes da própria Microsoft – nós explicamos tudo neste artigo. O Xbox nunca foi tão alto na empresa, sempre estava abaixo do Office, Windows e Azure na hierarquia da Redmond. Mas como Phil e sua equipe conseguiu isso?

Para eles, antes da era Phil, três erros precisaram ser corrigidos, e são: Xbox Live, hardware e jogos. Em sua gestão, vimos nascer a retrocompatibilidade, cross-play-buy, Mixer, Game Pass, melhorias importantes no sistema, e tudo isso foi visto como algo positivo, sempre acolhendo a opinião dos fãs. O hardware foi “arrumado” com o Xbox One X e ainda falta por ordem na casa no quesito jogos. Sem datas longas para o lançamento, sem cancelamentos, e muitas vendas.

Andrew House

playstation-4

Andrew House deixou a presidência e o cargo de CEO da Sony Interactive Entertainment, divisão de jogos e serviços que inclui o PlayStation.

“O PlayStation tem sido uma grande parte da minha vida por mais de 20 anos, mas com os negócios alcançando sucesso um recorde, agora parece ser o momento certo para eu enfrentar novos desafios”, afirmou em um comunicado. “Vou sempre guardar no coração as amizades e as pessoas que fizeram da SIE um local de trabalho tão fantástico”.

De acordo com o anúncio oficial no website da Sony, House vai continuar na Sony Interactive Entertainment como Chairman até ao final do ano, de modo a garantir uma adequada transição, continuando depois como diretor Chairman da SIE.

Será mesmo que o ele saiu em busca de novos desafios após ter alcançado um “sucesso recorde”? A começa, pelos dados fornecidos, o recorde ainda é do PS2. Será que a marca PlayStation atingiu o ápice? Bem, hora de pensar um pouco, pois como dito acima, as quedas dos CEOs, se não for pela saúde, normalmente é por algo que não deu tão certo.

Mais recentemente, o presidente trabalhou no headset PlayStation VR e que foi lançado há cerca de um ano e vendeu mais de um milhão de unidades. Bem, se você assistiu a conferência da Sony na E3 2017, a não ser que você goste de pescar, você sabe que não precisa de um. As vendas são baixas para a grande base de usuários da Sony.

A Sony adora falar quantos PS4 foram vendidos, mas alguns dados ainda são escuros: quantos assinantes do PSNow? Ou Quantas unidades do PS4 Pro foram vendidas? O interesse por tais produtos mostra  ser baixo, enquanto serviços da Xbox Live mostram bons resultados como a retrocompatibilidade (isso vende jogos!), preços mais baixos, Game Pass e EA Access. Além no número de assinantes da Xbox Live pagantes que só aumenta. Na PSN Plus tinha até maio 26 milhões de assinantes, na Xbox Live tem média 50 milhões (até junho).

O Xbox One X vendeu em apenas dois dias o que o PS4 Pro vendeu o ano todo até o mês de agosto na Amazon Estados Unidos, a maior varejista do mundo. Notem, todos analistas acreditavam que o XboneX iria encalhar por ser 100 dólares mais caro que o Playstation 4 Pro. Vale notar, o “X” ficou em primeiro lugar como mais vendido, mesmo esgotado.

thelastofus-sony

A marca Playstation parou no tempo, e até hoje o ponto alto é The Last Of Us do PS3, Uncharted e God Of War – Gran Turismo a Microsoft já conseguiu “matar”. Até a metade do ano, Horizon Zero Dawn atingiu 3.4 milhões, em uma base com mais de 60 milhões de consoles, o resultado precisa melhorar. Não é à toa que a Sony abriu a conferência E3 2017 com DLC’s, isso é uma forma de tentar gerar mais receita para pagar os custos de filmes hollywoodianos que os games “AAA” carregam.

Em suma, enquanto a marca Xbox avança e tem muitos mais benefícios do que Forza, Halo e Gears, o Playstation vive ainda como se estivesse na geração passada, e a mudança de gestão poderá trazer uma maior inovação que a Sony tanto precisa. Claro, a Microsoft precisa de mais jogos que gerem lucros, que vendam e agreguem valor, como é o caso do Cuphead, possivelmente do PUBG e Forza 7.  Notem, jogos como Ryse e Sunset Overdrive são ótimos, mas estamos aqui analisando não o gosto pessoal, mas os números frios da lucratividade, e eles não agregam tanto valor a marca, infelizmente.

cuphead-2

Com ótimos serviços Xbox Live, um ótimo hardware no mercado, a Microsoft só tem que trazer jogos de sucesso ao Xbox, manter seus título fortes, reviver seus IPs cobiçados e investir o dinheiro em projeto mais consistentes para evitar cancelamentos.

Phil Spencer tem feito um ótimo trabalho, a Microsoft reconheceu isso, mas Andrew House não teve tanta sorte assim.

81 comments on “A ascensão de Phil Spencer na Microsoft, e a queda do CEO do PlayStation. O que aconteceu?

      1. Me explica uma coisa, os pôneis dizem que Playstation vende o dobro do número de Xbox, mas a Microsoft não divulga o número de vendas e sim de assinantes da Live. É estimado a venda de 60 a 70 milhões de Playstation, se assinantes da Live são 50 milhões, como só tem a metade de Xbox? Nisso não contamos a faixa que não assina a Live

          1. Ainda assim, o Xbox 360 vendeu 85 milhões e o Xbox One vendeu 30 milhões. Faça as Contas!

          1. Xbox One, One S e One X é considerado apenas como Xbox One, somando a venda de todos, resulta nos 30,7 milhões de Unidades vendidas que o Xbox One tem hoje.

          1. mano, não pode ser

            você é burro, mas é muito burro… tipo, vc é burro pra caralho

            você não sabe o que é BDR né, ehueahueahe puta que pariu

          2. É bom pra evitar perder um dos dois. Já pensou numa correria de metrô ou ônibus um desses cair. Pra mim o recurso mais fantástico mesmo é a tradução. Pra música eu fico com o Bose QC20 com fiozão mesmo.

  1. A verdade é que os consoles estão vendendo cada vez menos… E até jogos grandes estão saindo para Smartphones.

    Vivíamos em Gerações em que os Consoles vendiam +100 milhões em 4 anos de mercado e então virava a geração.

    Hoje, os consoles passam 5/6/7 anos no mercado para venderem 60/70 milhões e olhe lá.

    As empresas precisam realizar algum estudo para entender o porque disso e o que pode ser feito para reverter!

    1. Hoje a concorrência multiplataforma é muito maior que no passado.

      A Microsoft já tem sua estratégia traçada: oferecer diferentes perfis de console (básico/premium), maximizar a monetização do software por meio da retrocompatibilidade e serviços de assinatura, e lançar seus jogos pra mais dispositivos além do console (no caso o PC). Em suma, oferecer várias opçõe sem diversos níveis, ao invés de canalizar tudo num hardware só.

      Ou seja, sair daquela tradição de consoles vendidos para jogadores ativos. Se são 50 milhões de jogadores alcançados, é estimular continuamente esse jogador a comprar jogos ou assinar um serviço.

    1. PS4 = 60 milhões
      Xbox = 30 milhões

      Para o PS4 vender 3x mais, ele precisava estar com 90 milhões, e não é esse o caso!

      Refaça as Contas!

      1. 3x é pouco, já vi gente falar em 5x!, uahuaehaeuaehaeuh, na lapide do PS4 vai estar escrito assim “Quantidade não quer dizer qualidade”

    2. pois é essa é a única informação q eles divulgam mas e o lucro? como será q tá? microsoft com seus 30 milhões aumentou a receite em 11% isso em um semestre, não basta só ter console na casa tem q saber vender.

      1. VGchartz tem como amostragem 3% da soma total de lojas, no mundo todo, a empresa que tem melhor porcentagem de eficiência em seus dados tem 65% de amostragem, acho que só na América do norte ou na Europa (não lembro), e é paga, VGchartz é gratuita… só nisso ai já basta para desacreditar qualquer dado fornecido por ela (a não ser que ela copie os dados lançados nesses sites de confiança, o que ela faz com frequência), sem contar a questão de desconsiderar vendas digitais, que ao menos na Live conta em muito em comparação a PSN, ou seja, só rindo…

  2. Achei excelente esta sua publicação, foi assertivo em todos os pontos, sou gamer é curto muito as duas plataformas, inclusive acho o game “The Last of Us” é magnifico é uma obra de arte , mais nem sempre o publico vai dar o retorno esperado como no caso do Horizon Zero Dawn atingiu 3.4 milhões. O retorno de investimento na produção de um game “AAA” é um problema na geração atual, não adiante investir pesado em uma nova franquia é necessário evoluir a forma de produzir de publicar é preciso garantir um equilíbrio no custo de produção e desenvolvimento. Ai entra o ponto chave da questão como (criar, produzir e desenvolver) arriscar tudo, apostar auto é não perder? Bem não existe uma formula perfeita mais o amadurecimento de uma plataforma pode definir completamente um caminho de sucesso, em um mundo que a constante é a mudança, nesse ponto a MS está muito a frente é só olhar para UWP Plataforma Windows Universal, com o amadurecimento de serviços como retrocompatibilidade (torna o game eterno), preços mais baixos, Game Pass e EA Access, para fechar um super console XBOX ONE X um mostro!!!!

  3. Pra mim esse cara saiu no auge, Playstation vende muito hj e ele é considerado um cara de sucesso, com certeza a próxima geração já entrou nos planos da microsoft e da sony, como a ultima está andando nas rédeas curtas, especialmente pelo fato de ter acumulado muitos prejuízos no passado o pessoal lá deve estar podando muita coisa, sinceramente espero q esteja errado pq quero a sony com tudo pra forçar a concorrência.

    1. Cara, pior q não sei… Acho q a Sony talvez não tenha bala na agulha pra aguentar um baque igual a MS aguentou… Se os papéis estivessem.invertidos e com a maioria dos outros setores da sony dando preju acho q seria uma.boa hora da Google entrar no ramo… Se a MS superar a sony vai ser foda pra ela dar a volta por cima… Eu torço p q não aconteça pq apesar de tudo acho q a Sony eh uma boa concorrência, soh tem q melhorar os serviços dela pq tá Um lástima… Concorrência eh tudo…

  4. Bom, pra ser sucinto, nem a M$ não está ruim como alardeiam, e nem a Sony tão bem como fazem parecer. Aliás, a cada dia reforço a impressão de que a M$ está melhor estruturada para o presente e principalmente o futuro dos games enquanto negócio.

  5. “Notem, todos analistas acreditavam que o XboneX iria encalhar por ser 100 dólares mais caro que o Playstation 4 Pro.” Os mesmos analistas que sempre estão caindo em cima de qualquer coisa da Microsoft, como o Analista Sênior do Windows Club: Raposa do Ártico.

    1. Eh o que ele diz. Não temos provas para afirmar que não a saída dele não foi como ele disse.
      Mas, para vc deixar uma empresa multimilionária no cargo de CEO que você trabalha a quase 20 anos onde a empresa continua bem no mercado e com planos de expandir e lançar outro console, não tem muitas situações que te façam fazer isso.

  6. Sabe pq eu entrou aqui sempre por causa do meu lumia, mas tbm amo ver as tretas nos comentários, mais enfim eu gostou do site mas tem hora que passa do limite hein kkkk

  7. Gostei da matéria, mas ela tem algumas coisas pessoais suas no meio, mas não ti culpo. A razão do cara ter saído, vai ser igual ao mistério da Sony somente informar vendas do Ps4 toda hora, nunca saberemos a real. Pelos fóruns e Blogs de Ps4 por ai, e a mesma do criador de Uncharted e Last of US, ter saído da Naugthdog: novos rumos. Pelo menos , ele não saiu por causa de E-mails racistas, ficou de saco cheio do produto ao qual representava e outras coisas que tiraram vários representantes de outras divisões da Sony, que custaram os seus cargos.

  8. Cara, pior q não sei… Acho q a Sony talvez não tenha bala na agulha pra aguentar um baque igual a MS aguentou… Se os papéis estivessem.invertidos e com a maioria dos outros setores da sony dando preju acho q seria uma.boa hora da Google entrar no ramo… Se a MS superar a sony vai ser foda pra ela dar a volta por cima… Eu torço p q não aconteça pq apesar de tudo acho q a Sony eh uma boa concorrência, soh tem q melhorar os serviços dela pq tá Um lástima… Concorrência eh tudo…

      1. Até tem como entrar, dinheiro e infraestrutura tem, o problema é que o foco dessas 2 empresas são outros, Google posso a Alphabet, que faz P&D em diversas áreas, Apple tem os Macbooks que por mais caros que sejam tem o seu valor no mercado, suas “inovações” Mobile que é uma marca a ser batida nesse mercado. Porém entrar numa briga hoje com 2 Concorrentes grande vai exigir muito tempo, esforço e dinheiro e sem a garantia de sucesso, por isso não vale a pena.

  9. A Sony tá falindo… é só uma questão de tempo pra isso ser anunciado. O baque vai acontecer quando o PS5 for lançado, se for lançado. A melhor chance da Sony é por fim na geração de consoles da marca dela e fazer um sistema continuo pra manter o público. Se continuar no erro tchau tchaus, Sony.

    1. A sony esta muito atras nessa questão de “por um fim na geração”, a MS levou seu tempo até o seu sistema estar da forma que esta agora, com quase integração total com suas consolas antigas, só mesmo lançando de tempos em tempos aparelhos mais poderosos, a carcaça. Ultimamente ando ouvindo muitos rumores sobre um “PRO 2” agora para final de 2018/inicio de 2019, se isso se concretizar realmente vai deixar mais do que claro o desespero por parte da Sony, terceiro erro consecutivo (nem levando em consideração o PS3), vai ser difícil continuar fazendo as pessoas de bobocas (se bem que sonysta que é sonysta vai continuar preferindo levar na toba do mesmo jeito…)

      1. (se bem que sonysta que é sonysta vai continuar preferindo levar na toba do mesmo jeito…) Enquanto eles existirem, ela estará no topo. Nem se preocupe.

      2. Sonysta é o tipo vagabunda. Não vale nem a camisinha! Você pode bater, comer e xingar, eles adoram!

        Eu ainda acho que a Sony não vai aderir o fim das gerações. Vixe… O futuro da Sony promete ser mais bosta.

        Esse Pro 2 pode acontecer mesmo e isso viria pra acompanhar o tal PSVR 2… na próxima E3. Pra Sony poder alcançar o One X, eles teriam de lançar um esse pro 2 com pelo menos uns 8 Teraflops devido a otimização da Microsoft a nível de hardware.

  10. “o presidente trabalhou no headset PlayStation VR…
    …Bem, se você assistiu a conferência da Sony na E3 2017, a não ser que você goste de pescar, você sabe que não precisa de um” kkkk gostei dessa.

    Sobre a matéria, ainda tem muita gente (Sonista) que acha irrelevante todo esse investimento e estrutura que o Xbox está criando e “ah, eu só quero jogar” e blábláblá.

    Gente, a Microsoft está preparando seu terreno pra indústria e quem não acompanha o andamento da tecnologia e não inovar, vai ficar pra trás. O Xbox tem um serviço de transmissão próprio, todos seus AAA estão no cenário competitivo, tem a melhor rede online… Pra quem acha isso irrelevante, isso tudo é uma base pro futuro já garantido.

  11. Horizon Zero Dawn atingiu 3.4 milhões, em uma base com mais de 60 milhões de consoles, isso significa que menos de 6% dos usuários de pS4 compraram essa porcaria.

  12. sony so não fali, pq seu publico japonês e muito fiel, e não so la, na asia a preferencia e empresas locais, e empresas us não são bem vindas, ainda mais na china, bom china e um caso a parte, eles não deixa apple Microsoft google facebook andarem livres no seu territorio

    1. Cara, vc está falando bobagem, Japoneses são sim protecionistas, mas o mercado onde a Sony é mais forte é na Europa, basta dar uma olhada nas vendas que fica fácil perceber isso, Nintendo que é forte no Japão, já a Microsoft sempre teve dificuldades por lá.
      O problema na China é completamente diferente, governo controlador e super protecionista, típico governo socialista/comunista.

      1. mano eu falando bobagem, mais vc não entendeu nada do q falei, disse que sony não fali pq no japao seu publico e fiel, não falei q mercado e mais forte ,sendo assim compara por pais , qual q mais compra consoles no mundo são us japao Inglaterra,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *