Cuphead vai ao topo na Steam nas vendas semanais, também fez sucesso na Xbox Live

Cuphead

Cuphead está na boca de todos, nos gameplays no Youtube, nos streamings no Mixer e Twitch, todo mundo fala desse game inspirado na década de 30, mas queremos mesmo saber se está sendo bem vendido, pois seus desenvolvedores merecem o reconhecimento. À espera de números oficiais, vamos dar uma imagem de como estão as coisas agora.

A nível local, podemos dizer que, após a última atualização do ranking de vendas na loja digital do console, o Cuphead é o segundo jogo mais vendido, apenas atrás do FIFA 18, e à frente do campeão Forza Motorsport 7, ou superproducções como Mass Effect: Andromeda que devemos lembrar, se encontra com preço baixo, assim como Mortal Kombat.

Não só isso, podemos confirmar que está vendendo excepcionalmente bem na Steam, onde está em primeira colocação, e de acordo com o site de estimativas de vendas, o SteamSpy teria vendido mais de 330 mil cópias na primeira semana. Não, o assunto não acaba aqui. Segundo o fórum VgChartz (não tão confiável, mas pode servir como estimativa) que na Microsoft Store dos Estados Unidos, onde o futebol não é tão popular, o Cuphead está em primeiro lugar no ranking. Mas faz sentido, pois os americanos não gostam muito de futebol.

Bater PUBG e Black Desert Online não é uma tarefa fácil, mas no Brasil, Cuphead ainda perde apenas para PUBG.

A Microsoft já comemorou o sucesso do Cuphead, e nós comemoramos também mais essa joia que pode ser jogada no Xbox ou PC. Ah, não esqueça, não venda a sua alma ao diabo! 😉

45 comments on “Cuphead vai ao topo na Steam nas vendas semanais, também fez sucesso na Xbox Live

  1. Microsoft tem que comprar esse game junto com o estúdio mais a equipe. Tem coisa que se comprar o mais barato e gente se fode. Melhor comprar tudo de porteira fechada e colocar essa equipe para fazer bons jogos para o Xbox.

    1. Não sei se o Nadella aprovaria… Não tem PvP então é difícil formar uma comunidade em torno do jogo que não seja algo que já existe com zilhões de outros jogos (speedrunning por exemplo).

      De todo modo, apesar de o maior volume de vendas vir do obsoleto Steam, Cuphead é um jogo cuja melhor experiência ainda é no Xbox, devido ao co-op local.

      “Ah mas existe o Steam Link” Foda-se. Pra que sacrificar uma máquina em favor de outra se eu posso ter duas máquinas autônomas com o mesmo conteúdo sincronizado em ambas?

  2. não entendi, como que o vgchartz pode dar esse tipo de dado se eles não contabilizam nada digital? Inclusive a comunidade alienados de lá jura que jogo digital praticamente não conta, só mídia física vende, coitados

    1. Vgchartz não tem credibilidade nenhuma. Alem de contabilizarem as vendas de midias digitais, que já são a maior parte nos consoles, o site faz uma estimativa de dados por amostragem. Sonic Mania foi o jogo mais vendido do mês de agosto e somente a Sega noticiou isto.

      1. O problema daquela comunidade é o fato dela existir, simplesmente, um câncer. Eles são todos amantes de JRPG e a negatividade em cima de qualquer coisa relacionada ao xbox é de cair o queixo. Esse ano ainda a EA declarou que o mercado digital já contava por 40% de suas vendas, porém eles vivem numa era da pós-verdade, onde esse tipo de declaração é esquecida e jogos como Gears 4 e Halo 5 são fracassos, pois não alcançam as vendas das suas contrapartes do 360, jogos com quase uma década de idade, quando não havia mídia digital. A alienação é impressionante.

    2. Exato! Só contam mídia física e não tem sequer dados concretos sobre o que postam. São valores aproximados e não contabiliza as vendas de vários lugares. Mídia digital é o formato que domina o mercado atualmente e todo ano ganha mais espaço enquanto a mídia física vem reduzindo.

  3. Tendo em vista esses resultados, cabe refletir se a Microsoft não deveria publicar os seus jogos na Steam por padrão, com exceção de Halo, Gears e Forza.

    1. Pensar dessa forma, seria a mesma coisa de matar a Windows Store. As pessoas nunca usaram algo que elas não se sintam forçadas a usar por motivos maiores. Lançar apps do Windows para Android/iOS não fez os usuários mudarem de plataforma e assim, matou o Windows Mobile.

      Lançar jogos na Steam, fará com que todos sempre baixem//compre na Steam, sem a necessidade de uma conta da Microsoft ou mesmo do acesso a Windows Store. A Microsoft não pode seguir esse caminho, ela tem que colocar a Windows Store como prioridade e criar a necessidade das pessoas de usarem ela, queiram elas ou não. Imagina se todos esses downloads na Steam fossem somados aos downloads da Windows Store de forma natural, quando a MS não faturaria sem precisar dar nenhuma % da receita para a Valve.

      1. Seu ponto de vista é válido, em tese não discordo dele. Mas até a Microsoft criar a necessidade das pessoas usarem a Windows Store…

        Imagina se CupHead não fosse lançado na Steam? Seria umas 300 mil cópias a menos vendidas nesse momento, isso considerando que os outros 30 mil restantes topariam comprar na windows Store com a ausência do jogo no Steam.

        Não digo que a M$ esteja errada em não lançar seus jogos lá, mas acho válido refletir o quanto franquias como Sunset Overdrive e Recore poderiam ter sido beneficiadas se seguissem o mesmo caminho do CupHead.

        1. Eu penso da seguinte forma… Imagina se esses 300K de download da Steam fosse feitos na Windows Store?!

          Imagina se além do valor X de downloads naturais da Windows Store, ela ainda contasse com esses 300K que baixaram na Steam… Seriam 300K + X, e esse é um número que a Microsoft não pode ignorar ou dispensar.

          Promover que o jogo não está disponível na Steam e somente na Windows Store faria as pessoas deixarem de baixar o jogo?! Porque isso aconteceria?! Será que o simples fato de estar hospedado na Windows Store com exclusividade faria as pessoas que realmente querem jogar o jogo, não baixá-lo por pura birra?!

          A Microsoft tem que quebrar esse preconceito, essa raiva sem sentido de ‘não vou baixar na Windows Store’ que existe nas pessoas. As pessoas ainda vivem numa era em que culpam a MS por todo o mal da tecnologia, e parece que rejeitar os produtos e serviços dela é um tipo de vingança, como se hoje, Apple e Google não fizessem a mesma coisa ou pior do a MS em meados de 2005.

          Se a Microsoft não consegue com empatia, então que ela faça pela força! Quer jogar Cuphead muito, muito, muito mesmo?! Então baixe na Windows Store e ponto final!

          1. Entendo, mas é idealismo demais acreditar que NESSE MOMENTO algum jogo da Microsoft venderia na Windows Store o mesmo que na Steam, que é uma loja estabelecida. Abdicar dessa vitrine significa na prática deixar de ganhar dinheiro e atender um bom público.

            Achar que forçando os players deixando restrito a Windows Store está fazendo um bom negocio…. Seria o equivalente a deixar de lançar Minecraft pra outras plataformas. Ou seja, contraproducente.

            Mas no futuro, com muito trabalho a ser feito, aí quem sabe.

          2. A Windows Store não é um produto novo para que ela seja avaliada como ‘não estabelecida’. A Windows Store está aí desde o Windows 8. Faz muito tempo mesmo, e desde o lançamento do Windows 10 que ela é unificada. Isso é tempo o suficiente. Se as pessoas ainda não tem o costume de ir baixar na loja da Microsoft, o problema é um claro boicote das pessoas com esse serviço em especial.

            É o mesmo de dizer… Eu quero um iPhone, mas prefiro pagar R$ 4.000 na loja da TIM do que R$ 3.000 na loja da Oi, porque eu não gosto da Oi.

            Se existem 300 mil downloads na Steam, porque essas mesmas pessoas não baixariam na Windows Store se fosse exclusivo?! Deixariam de jogar o game apenas para não ser o ‘pé’ de baixar na loja da MS?!

            O que a Steam tem demais?! É mais barata?!

            Lembrando que os jogos exclusivos da Microsoft são desenvolvidos em UWP, rodando apenas no Kernel OneCore. Sendo assim, não rodaria no Linux e OS X, que seria um motivo para um desenvolvedor de PC lançar na Steam.

            Mas se esses jogos não funcionam nesses sistemas, que são alcançados pelo Steam, então porque não lançar apenas na Windows Store?! Já que quem baixa no Steam, deve ter obrigatoriamente o Windows 10 no PC.

            Então é pergunta é… PORQUE A STEAM E NÃO A WINDOWS STORE?! O QUE A STEAM TEM DEMAIS?!

  4. Cuphead já é um dos jogos do ano. Tem umas sacadas ali que achei sensacionais. Mas, quem quer jogar, se prepare! Vai precisar de nervos de aço… 😀

  5. O preço de R$ 77,00 na Live ajudou bastante apesar de não ser um preço barato. Por enquanto Cuphead e a maior novidade (no sentido de algo diferente, fora da casinha, inovador) do ano e um gol de placa pra divisão Xbox. Eu achei dificil num nível insano a partir da segunda ilha cujos chefes somente venci no modo simples de dificuldade. No momento, vou encostar Cuphead pra me dedicar exclusivamente a Shadow of War. Duvido que algum jornalista da midia ‘especializada’ tenha zerado o jogo para publicar uma análise 100% honesta do ponto de vista pessoal. Divulgue a sua gamertag, Bruna P. Todo mundo tá curioso pra ver se vc jogou ou se vc copiou e colou que nem o Marcola no artigo do Zelda.

      1. E que no Brasil,jogos para videogame, são reconhecidos como jogos de “azar”. Por isso a uma taxação tributária maior em cima deles. No pc, é reconhecido como software mesmo.

        1. Eu sei, mas digo em relação à própria Xbox Live mesmo, onde há jogos (indies inclusive) que seguem até conversão 2 reais x 1 dolar, onde o natural de se ver é 3×1, quando comparado com o valor da live US.

          A Microsoft acabou colocando um precinho a mais na Live brasileira, mas mesmo assim no meu entender 77 reais está bem pago pelo que o jogo oferece.

  6. Nem vou falar desse jogo, porque é feito por ‘terceiros’, mas se eu fosse a Microsoft, manteria meus jogos exclusivamente na Windows Store na versão de PC, e não lançaria para a Steam.

          1. Seria bom porque a Microsoft obteria a hegemonia de downloads de jogos no Windows e não teria que dividir nenhuma % da receita com a Valve.

          2. Até ai eu não tenho nada haver com isso, quero apenas ter mais opções de comprar e serviços. Por exemplo cuphead, comprei na LIVE, mesmo com a opção de Windows Store e steam. Gosto de ter opções. Não vejo o por que querer que a empresa tire isso de mim, não vejo vantagens no que diz.

          3. Quando você fala em ter opções, você fala como se existisse discrepâncias muito grandes entre os três serviços. Em ambas as lojas o preço é o mesmo! Em ambas as lojas as condições de download são as mesmas, bem como as opções de pagamento.

            Não entendo o porquê dizer que prefere ter opção se não há diferença alguma entre os três serviços. Concorrência é interessante quando há variedade de oferta de conteúdo entre os competidores. É interessante quando existe diferenciais!

            Mas se não há isso, porque baixar em A e não no B e C?! Na verdade, para quê existir B e C se não há diferenciais?!

            Considerando então que o OS é da MS, que o jogo é exclusivo dela, e que a loja dela é marginalizada de forma proposital, então eu, no lugar dela, não postaria nas demais lojas! Simples assim!

          4. Cuphead ta mais barato na steam que na windows store ou live. Ter opções é importante sim, escolher onde jogar é importante sim. Se o cara quer jogar na LIVE ou na steam ele deve sim ter a escolha. Oras eu quis jogar na live cuphead e lá o comprei, amigos meu queriam na steam e lá o compraram, se tivesse apenas na steam talvez eu não comprasse e ao contrario meus amigos não comprassem. Restringir onde comprar é limitar o poder de venda e isso não é interessante pra quem o produz e nem para quem o compra, só é interessante para o dono do serviço. Enfim, eu entendi totalmente sua opinião e não concordo kkkkkkkkkk…

          5. Compreendo, você tem todo o direito de discordar! Mas eu ainda exergo a filosofia exclusivista da Apple como uma das melhores quando se trata do mercado de produtos e serviços, por isso, continuo mantendo a minha opinião!

          6. Parceiro… chegaa!!! Ta sendo capitalista demais e se esquece que mora no Brasil (pela sua forma de defender o lucro da microsoft já não tenho certeza), ta esquecendo também que se as pessoas se prejudicarem em relação ao acesso aos jogos, você também se ferra junto., o Brasil ta difícil, o dinheiro também e você mora aqui. Não percebe a sorte de poder ter opções de comprar jogos facilmente?

        1. nao,eu tinha creditos na steam,e por isso peguei o jogo na steam,se nao tivesse na steam eu nem pegaria,pois nao colocaria dinheiro em outra loja tendo credito em uma

  7. Menos GM, pois PUBG ainda nem amadureceu bastante mas resultou frutos muito bons e CupHead saiu a poucos dias. O pessoal da mídia pera com leite elogiou The gianna sisters aos horrores, mas no caso do CupHead, inventaram besteiras sem nexo, como a animação entre fases não combina, a tela é poluída demais para duas pessoas… não consigo achar as moedas facilmente. O jogo só segue a linha Contra e Battletoads, adapte se a ele ou procure outro jogo. É isso que me fez fã de Pullstar, BlazingStar, R type e Shmups em geral e até o Battletoads Arcade do Rare Replay é show de bola!

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