Futuro da realidade aumentada não é no smartphone, diz dev de ‘Pokémon Go’

hololens-nfl

Por mais que os smartphones sejam altamente populares nos dias de hoje, o CEO da Niantic (criadora de “Pokémon Go”), John Hanke, acredita que o futuro da realidade aumentada ou virtual virá por óculos e não nos celulares.

Em entrevista concedida ao The Wall Street Journal, o executivo afirmou que a tecnologia deve levar mais cinco anos para se tornar dominante. Apesar de a realidade aumentada ter estreado nos smartphones, Hanke garante que o seu uso é melhor nos óculos.

A realidade aumentada ganhou o público no ano passado após o lançamento do jogo mobile “Pokémon Go”, um aplicativo desenvolvido pela Nintendo em parceria com a Niantic que permite que os jogadores coletassem monstros digitais nas ruas (antes de serem assaltados, risos). Desde então, empresas como o Google, Apple, Microsoft e Facebook passaram a investir mais na tecnologia.

Cerca de 40 milhões de pessoas nos Estados Unidos devem usar a realidade aumentada pelo menos uma vez por mês neste ano, um aumento de 30% em relação ao ano passado, de acordo com a empresa de pesquisa eMarketer. Estima-se que o total aumentará para 54 milhões de pessoas em 2019.

A Microsoft iniciou seus planos no mês passado com a atualização Fall Creators do Windows 10 apoiada por vários fabricantes de headset como a Samsgun, Acer, Dell, Lenovo, HP e mais. Além disso, recentemente, a empresa anunciou que mais 20 países receberão o HoloLens, mas o Brasil ainda não está na lista.

O que vocês acham?

24 comments on “Futuro da realidade aumentada não é no smartphone, diz dev de ‘Pokémon Go’

    1. Talvez, mas até hoje não deu certo colocar “aplicações tecnológicas nos óculos”.
      Vide Google Glass e o óculos “fashion” do Snap.

          1. Mas o pessoal vem aqui para dar risada mesmo.
            Quem quiser ler matéria séria sobre tecnologia vai no WindowsCentral, PPLWare, etc.

          2. Para dar risada é no Gizmodo.
            Ficar floodando direto os comentários, sempre criticando a mesma coisa, com o mesmo mimimi e não seguindo certa coerência, seja qual posição você seja, é muito chato.

  1. Acredito que realidade aumentada pode ser muito útil em alguns setores, como auxiliar um médico em uma cirurgia, ajudar um arquiteto a enxergar melhor o projeto, mas pra uso pessoal por enquanto vejo mais como entretenimento. Pode ser que mude com o tempo, se torne mais acessível e caia no gosto do povo.

    1. Pode apostar que no ramo do entretenimento a realidade aumentada vai substituir as TVs e também vai ter muita aplicação na pornografia.

    1. Na verdade, foi o contrário em relação aos fanboys de Smartphones. Ou seja, a mesma galera que curte o jogo no smartphones é a mesma que não acredita nos óculos. Por isso, a relevância. Acredito que não é em relação ao desenvolvedor e sim à tecnologia!

  2. Eu tenho de usar óculos para ler, ou seja vão fazer esses óculos de RA ou VR com graduação? Para mim é TV 3D 2.0,vai vir mas não vai colar.

    1. A questão é que o melhor óculos se se tem co mercado para VA é gigante e andar com aquilo, realmente, fica surreal. Mas imagina um do tamanho do Google Glass com a tecnologia do Hololens? Show.

  3. Sem coragem nenhuma de sair na rua com um óculos de RA e nego roubar, da mesma forma que acontece com o celular de streammers de Pokemon GO às vezes. Melhor ficar no papel ou em casa, que doí menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *