O Windows Club já tinha escrito em primeira mão no Brasil sobre o lançamento da nova API DirectX Raytracing da Microsoft, um novo recurso interessante para o DirectX 12 que foi anunciado na segunda-feira no GDC 2018. Na época, ouvimos falar dos visuais luxuosos que poderiam ser fornecidos com raytracing em tempo real que seria o primeiro passo para uma revolução gráfica a nível dos filmes de Hollywood. As fabricantes de GPUs AMD e Nvidia mostraram seu apoio à API, assim como editoras de jogos com vários motores gráficos, como Unreal Engine, Frostbite e Unity, alinhando-se para oferecer suporte ao DXR.
Em nosso artigo, há alguns dias, descrevemos mais sobre as técnicas de rasterização e as possibilidades abertas para os motores de jogos utilizarem raytracing em tempo real. Nós incluímos até mesmo um vídeo de exemplo da Remedy. No entanto, para realmente ver os benefícios, o ideal é testar num outro motor de jogo para algo mais esclarecedor . Hoje (21), graças ao Futuremark, temos um novo vídeo mostrando os fantásticos gráficos disponíveis via DirectX Raytracing.
O vídeo abaixo do Futuremark mostra o DXR em ação em tempo real. Você pode assistir a este vídeo no YouTube em até 1080p. O vídeo não contém comparações, mas é uma demonstração tecnológica direta em tempo real em um ambiente 3D. Dê uma olhada e julgue se esses recursos representam um grande passo para o jogo ou não. Preste também atenção nos reflexos dos espelhos!
Uma das cenas mais acentuadamente mais impressionantes só é possível à API RayX da Microsoft, que reproduz reflexos de objetos que existem fora do espaço da tela. Você pode ver como o raytracing adiciona uma grande profundidade à cena, graças aos complexos reflexos que são modelados.
Curiosamente, a Futuremark diz que com as GPUs atuais “agora é possível usar a rasterização para a maior parte da renderização e uma quantidade menor de raytracing para melhorar sombras, reflexos e outros efeitos que são difíceis de alcançar com as técnicas tradicionais”. O vídeo do DXR é uma gravação tirada de um sistema de geração atual, usando hardware da GPU atual, e é considerada “relativamente fácil de implementar em nosso mecanismo de jogo no DirectX 12″.
Com o acima em mente, a Futuremark está preparando um novo teste de benchmark 3DMark com DXR, vamos ficar atentos pois os estúdios estão bem animados para adotarem isso, e o melhor que já funciona em máquinas que já existem.
O que vocês acharam?