O Kinect, como existia para o Xbox, pode estar morto, mas o seu legado continua vivo. Está em andamento a conferência para desenvolvedores Build 2018, a Microsoft anunciou o Projeto Kinect para o Azure, uma ferramenta destinada a ajudar os desenvolvedores a trabalharem em novos aplicativos de computação ambiental.
A Microsoft ainda não forneceu muitas informações sobre o Project Kinect para o Azure, mas parece ser interessante. O pacote é baseado na câmera de profundidade da “próxima geração” da empresa e inclui recursos integrados de computação criados para executar serviços de AI do Azure. Em combinação com o sensor “Time of Flight” da Microsoft e sensores adicionais, o Project Kinect para Azure pode ser usado para rastreamento manual, mapeamento espacial de alta fidelidade e muito mais. Como bônus, a coisa toda é pequena e eficiente, segundo a Microsoft.
Embora o Kinect possa ter sido enterrado no início deste ano, a tecnologia por trás dele continua a servir de base para uma série de produtos da Microsoft. O HoloLens da Microsoft certamente se beneficiou do trabalho de detecção de profundidade feito com o Kinect, assim como o Windows Mixed Reality como um todo. Não é surpreendente ver que a Microsoft tentaria estender ainda mais o Kinect, já que ele se concentra na inteligência artificial e na computação de ponta. O que será interessante é ver que tipos de soluções os desenvolvedores criarão usando o Project Kinect para o Azure.