O WhatsApp para Windows Phone é hoje um dos poucos aplicativos do Windows 10 Mobile que continua recebendo atualizações frequentes de seu desenvolvedor. Infelizmente, o aplicativo em si é baseado no Silverlight, que é o protocolo de criação para aplicativos do Windows Phone 8.1 usado em 2014. Isso significa que o aplicativo não é um aplicativo da Plataforma Universal do Windows (UWP) e, como tal, não é executado em todas as as diferentes plataformas e dispositivos do Windows 10 disponíveis hoje.
Isso significa que, se o dispositivo da Andrômeda da Microsoft for lançado, o aplicativo WhatsApp disponível não será executado, porque a versão do Windows 10 que roda no Andromeda não suporta aplicativos antigos baseados no Silverlight – pelo o que sabemos até agora. Em um dispositivo como o Andromeda, um aplicativo como o WhatsApp é imprescindível. Felizmente, parece que a Microsoft pode estar trabalhando de perto com o WhatsApp para trazer seu aplicativo do Silverlight para a UWP, além de atualizar sua interface com uma interface atualizada que apresenta o Fluent Design.
A arte conceitual deste trabalho surgiu recentemente no Behance por um designer contratado pela Microsoft que parece estar trabalhando no projeto. Infelizmente, o vazamentoo do Behance foi retirado depois que caiu na web.
Eis o que o funcionário da Microsoft disse em torno deste trabalho sobre o projeto:
WhatsApp é um aplicativo gratuito multi-plataforma de propriedade do Facebook. Você pode fazer videochamadas e enviar mensagens de texto, mensagens de voz, documentos e locais de usuários. Eu tenho apoiado a equipe com portabilidade do WhatsApp do Silverlight para o UWP. Queremos que eles levem o aplicativo para a área de trabalho do Windows 10 e integrem recursos exclusivos do Windows 10, como o Ink e o Fluent Design. O projeto teve um resultado bem-sucedido que levou à parceria do WhatsApp com a Microsoft, e obtivemos muitos elogios da equipe do WhatsApp.
Trabalhando juntos?
Com base na descrição do projeto, parece que a Microsoft e o WhatsApp estão trabalhando juntos na atualização do WhatsApp para a Plataforma Universal do Windows, o que permitirá que ele seja executado em diferentes dispositivos do Windows 10 universalmente. É claro que, embora essas imagens conceituais não nos forneçam uma prova definitiva de que um aplicativo UWP do WhatsApp está em andamento, isso serve como uma confirmação de que o WhatsApp e a Microsoft estão, pelo menos, debatendo essa ideia.
A julgar pelas imagens conceituais, o aplicativo WhatsApp UWP combinaria a funcionalidade do aplicativo do Windows Phone e o aplicativo de desktop do Windows 10 disponível hoje. Nos desktops, o aplicativo UWP simplesmente funcionaria como um aplicativo de “retransmissão”, permitindo que os usuários usem o WhatsApp em seus dispositivos iOS ou Android e enviem e recebam conteúdo do WhatsApp diretamente em seu PC via sincronização na Web do WhatsApp.
O aplicativo também funcionaria como um cliente nativo para dispositivos Windows 10 com recursos de telefonia, motivo pelo qual esse aplicativo é crucial para algo como Andromeda e provavelmente é uma grande parte do motivo pelo qual a
O Windows Central entrou em contato com a Microsoft para que ela se manifestasse sobre o caso e a resposta foi a seguinte: “A Microsoft não comenta rumores e especulações“.