A Microsoft divulgou hoje o quarto trimestre fiscal de seus resultados financeiros de 2018, registrando receita de US $ 30,1 bilhões e lucro líquido de US $ 8,9 bilhões. A receita aumentou 17% ano a ano, e o lucro líquido aumentou impressionantes 35%. As ofertas do Office e da nuvem da Microsoft continuam a impulsionar o crescimento da empresa, mas os negócios de Surface e de jogos também cresceram neste trimestre.
A receita da família Surface subiu 25% ano a ano neste trimestre, para US $ 1,1 bilhão, “impulsionada pelo forte desempenho das últimas edições do Surface”, diz a Microsoft. A meta de bilhões de dólares foi importante neste trimestre, já que significa que o Surface encerrou o ano financeiro como um negócio de bilhões de dólares. A Microsoft recentemente revelou o novo Surface Go, mas o tablet menor de 10 polegadas não estará à venda até o próximo mês.
O negócio de jogos da Microsoft também está crescendo, assim como a empresa divulgou seus planos para streaming de jogos. A receita de jogos aumentou 39% neste trimestre, juntamente com o crescimento de receita de software e serviços de Xbox de 36%. Ainda assim, os usuários ativos da Xbox Live também aumentaram para 57 milhões.
As vendas de PCs estão crescendo pela primeira vez em seis anos , e a receita do Windows da Microsoft sugere que os gastos empresariais referenciados pelas empresas de análise IDC e Gartner ajudaram. A receita do Windows OEM Pro aumentou 14% ao ano, enquanto as versões não-profissionais das licenças OEM do Windows diminuíram 3%.
A receita do LinkedIn continua a impulsionar a direção certa para a Microsoft depois de sua aposta de US $ 26 bilhões na aquisição da empresa de dados e redes sociais voltada para os negócios. A receita do LinkedIn cresceu 37%, para US $ 1,4 bilhão.
A receita de pesquisa do Bing aumentou 17%, graças à maior receita por pesquisa e a um aumento no volume de pesquisas. Embora muitos descartem rapidamente o mecanismo de busca Bing, da Microsoft, a Microsoft pode ter uma oportunidade única de capitalizar seu mecanismo de busca, depois que a UE decidiu forçar o Google a separar seu aplicativo de busca do Android. Os fabricantes de celulares certamente estarão procurando oportunidades de agregar mecanismos de busca e navegadores rivais nos próximos meses.
O Office 365 agora tem 31,4 milhões de assinantes e a receita de serviços de nuvem e de consumidor do Office cresceu 8% como resultado. Em outros lugares, os produtos de servidores e a receita de nuvem da Microsoft cresceram 26%, impulsionados pelo crescimento de receita do Azure de 89%. A Microsoft continua a impulsionar as empresas para a nuvem do Azure, e a companhia recentemente revelou uma nova parceria tecnológica de cinco anos com o Walmart para usar os serviços de nuvem da Microsoft 365 e do Azure em toda a gigante do varejo.
Obviamente, os resultados são muito bons.