Durante sua conferência na semana passada, a Microsoft apresentou muitos produtos e um novo sistema operacional: Windows 10X. No momento, tal sistema está voltado exclusivamente para PCs de duas telas, mas isso também pode acontecer em PCs tradicionais. Então, o Windows 10X é o futuro do Windows 10?
Se você acompanha regularmente nossas notícias, provavelmente conhece o Windows Core OS. Com este, a Microsoft quer modularizar seu sistema operacional para implementá-lo facilmente a diferentes produtos e torná-lo mais leve. O Windows 10X, que equipará o Surface Neo, usa essa base, mas não é o único produto: o HoloLens 2 e o Surface Hub 2X também usam o Windows Core OS com uma interface de Shell própria. Para obter informações, os codinomes são: Santorini para Surface Neo, Oasis Composer para HoloLens 2 e Aruba para Surface Hub 2X.
Windows 10X em novos PCs?
Eu estava falando sobre isso recentemente com vários desenvolvedores e muitos de nós pensam a mesma coisa: o Windows 10X provavelmente virá em PCs e tablets tradicionais … mas provavelmente nunca como uma atualização do Windows 10. Segundo fontes próximas à Microsoft, a empresa está atualmente trabalhando no Project Pegasus. O objetivo é trazer o Windows 10X para dispositivos mais tradicionais: PCs, tablets e laptops. No entanto, isso deve ser reservado apenas para novos dispositivos comercializados por OEMs – fabricantes como HP, Dell, Lenovo, Samsung, etc.
Como o Windows 10 já está instalado em mais de 900 milhões de dispositivos, seria muito arriscado para a Microsoft oferecer uma atualização para o Windows 10X. Isso seria de pouco interesse para usuários que já possuem todos os recursos do sistema operacional atual. Não, os dois sistemas operacionais poderiam coexistir, e pode-se imaginar que o Windows 10 permaneceria para os profissionais, criativos e jogadores, enquanto o Windows 10X seria para todos no futuro. De alguma forma, seria um concorrente do Chrome OS.
Se você é um pouco técnico e deseja ir além, aconselho a ler este artigo do Windows Central que podemos resumir em algo que concordo plenamente: o Windows 10X pode substituir o atual Windows 10 se ele integrar todos os seus recursos no futuro, mas não será oferecido como uma atualização. O atual Windows 10 pode, portanto, desaparecer naturalmente, quando o PC atual estiver no fim da vida útil.
Ainda existem alguns mistérios: o Windows 10X manterá seu nome quando chegar aos PCs tradicionais? A interface (sem bloco dinâmico/live tiles) será padronizada entre o Windows 10 e o Windows 10X? A longo prazo, o Windows 10 sobreviverá ou será completamente substituído por uma versão modular? Se for esse o caso, será possível instalá-lo em seu PC atual via ISO, por exemplo? Ainda são muitas perguntas …
Obviamente não por hora, mas uma nova versão do Windows 10 pode rolar.
Uma de kernel linux, como o Sphere….
A Microsoft ainda tem certa resistência ao Open Source pra oferecer ao consumidor final, mesmo usando hoje em dia Linux em seus próprios servidores….
Acho que não é esse o caso, e sim o fator “legado”.
Tem esse ponto…. Como se incluir os arquivos Win32, em .exe, num kernel de Linux? Adotando o Linux sem adaptar isso, muito software ficaria inutilizado.
Bom, até onde entendi, vão usar Docker nesse 10X pra isso, mas ficou meio vago. Hoje em dia é perfeitamente viável. Digamos que houvesse a função de, quando o usuário tentasse instalar um software legado, o OS reconheceria e empacotaria ele num container…
Ah, sim, possível é… Mas muita coisa séria por emulação, e emulação BOA é uma coisa difícil de se fazer.
tem isso, mas eu acho que o Nadella terá bolas pra Linuxar o windows ainda.
Pode ser mesmo! SE os acionistas malucos não começarem a pistolar….
o sonho do nadella é todo mundo usar o linux ou macOS, pois assim vai poder eliminar o windows e seus custos sem perder faturamento com o office
Windows 10x é ó futuro, inclusive dos pcs, se a msft conseguir um suporte interessante do legado e tiver Tb drivers funcionais não tem pq não atualizar.
Na minha opinião Windows club, O Windows 10X não poderá substituir o Windows 10 não em nossos PCs tradicionais não. Na minha opinião. Ok Windows club.
Microsoft deveria tratar o Windows 10 com mais seriedade, e não ficar lançando um monte de versão, se dedica a somente uma é melhor, minha opinião e esse X aí não vai substituir os desktop não…
23:59 “Vamos criar um sistema pra rodar em todas as telas”
00:00: “eae galere belesinha nois criemu o windows 10 XIS”
00:01: “opa voltemu galerinha pq nois vamo usar outro sistema de outra empresa tbm belesinha, criem apps pra nois lá tbm”
Esta mais fácil o Windows 10 tradicional receber melhorias do 10X do que o ser substituído, tirando o novo menu iniciar e o suporte a 2 telas não tem nada de novo, ou seja não existe motivo para substituir o atual, vale lembrar que o 10X precisa de adaptação para rodar os milhares de APP Win32, isso só já é uma pedra no caminho, o 10X é só mais uma versão adaptada igual ao windows 10 do Xbox do que um sistema futuro
Com essas pult@ri@$ da Microsoft de ficar lançando atualização obrigatória e ferrando o SO o tempo todo e com windows original ainda por cima, perdi minha paciência com minha CPU ficando em 100% com essas últimas att e migrei para o Linux… até agora, a melhor escolha que fiz, talvez me arrependo de não ter feito antes…o gerenciamento dos recursos do PC é muito melhor fora que o Linux funciona em qualquer batedeira… só estou mantendo o dual boot por causa dos jogos exclusivos Windows.
Qual distribuição você utiliza? Estou usando o Manjaro KDE faz uns 2 anos e com o mesmo desempenho de quando instalei. O que sempre me frustra ao utilizar Windows é ele ficar super lento depois de um tempo, inclusive aquele menu iniciar que as vezes não abre de jeito nenhum.
Como eu uso SSD, o menu iniciar eu não tive tantos problemas, porém o windows tem muito esse problema mesmo de ficar lento com o passar do tempo. Sobre a distro, estou usando o manjaro tbm 🙂 mas o meu é o xfce por ele ser mais leve que os outros(até onde eu sei, me perdoe se estiver errado). Sobre o desempenho, realmente no Linux, é muito melhor, não precisa ficar reiniciando SO não para ele funcionar bem, da pra deixar ligado funcionando direto, que o desempenho é sempre o mesmo.
Podiam consertar a dor de cabeça que o w10 dá toda vez que atualiza. Agora inventam mais um.
Acredito que o Windows 10X é apenasauma nova versão do sistema mais leve e com interface pensanda para dispositivos que vai lhe dar com toque na maior parte do tempo, o futuro é touch, e o Windows 10 atual esta longe de ser otimizado de maneira profunda rr satisfatori para este universo, ao inves disso, a msft lanca uma versao mais leve e sem se preocupar muito com a experiencia com mouse e teclado dos pcs tradicionais