A Microsoft publicou acidentalmente um documento de design interno para o seu próximo sistema operacional Windows 10X. Identificado pelo WalkingCat, o documento foi disponibilizado brevemente na web hoje e fornece mais detalhes sobre os planos da Microsoft com o Windows 10X. A gigante do software originalmente revelou o Windows 10X como o sistema operacional do novo hardware Surface Neo da empresa, mas também será executado em dispositivos de tela dupla semelhantes.
Até agora, a Microsoft confirmou oficialmente que o Windows 10X estará disponível em dispositivos dobráveis e de duas telas, com ajustes no menu Iniciar e na barra de tarefas, mas é claro que a empresa agora tem ambições de trazer essas alterações ao hardware tradicional dos notebooks. “Para dobráveis, a barra de tarefas será o mesmo modelo base com uma série de ‘alavancas’ que podem ser puxadas para criar algumas alternativas no modelo”, explica o documento.
No Windows 10X, a Microsoft agora se refere ao Menu Iniciar como o Launcher, que enfatiza mais a pesquisa local: “A pesquisa é perfeitamente integrada aos resultados da Web, aplicativos disponíveis e arquivos específicos no seu dispositivo”, revela o documento. “O conteúdo recomendado é atualizado dinamicamente com base nos aplicativos, arquivos e sites mais usados e usados recentemente.”
O Windows 10X também aprimora a experiência de autenticação de reconhecimento facial do Windows Hello. “Quando a tela é ligada, você é imediatamente levado a um estado de autenticação; ao contrário do Windows 10, onde você primeiro precisa levantar a cortina antes de autenticar ”, revela o documento do Windows 10X. “Ao acordar o dispositivo, o Windows Hello Face reconhece instantaneamente o usuário e passa imediatamente para a área de trabalho.”
Em outras partes do documento vazado, a Microsoft também menciona um “Modern File Explorer“. A empresa trabalha há muito tempo em uma versão mais moderna do Universal Windows App (UWP) do tradicional Explorador de Arquivos e parece que isso finalmente será lançado com o Windows 10X. Provavelmente será fácil de usar e simplificado para acessar documentos armazenados no Office 365, OneDrive e outros serviços em nuvem.
A Microsoft também está simplificando a Central de Ações (centro de notificação) e as Configurações Rápidas no Windows 10X. Isso tornará mais rápido o acesso às configurações críticas do dispositivo e dará prioridade à exibição de configurações importantes, como a duração da bateria. O Windows 10X também oferece suporte à personalização aqui, mas Wi-Fi, dados de celular, Bluetooth, modo avião, bloqueio de rotação e projeção são configurações rápidas padrão.
No lado do Office, parece que a Microsoft está priorizando as versões Win32 tradicionais do Office e as versões da Web do PWA do Office.com para Windows 10X ao invés do UWP. Provavelmente, veremos um investimento significativo nas versões web do Office no próximo ano antes que o Windows 10X será lançado no Surface Neo para o final de 2020.
A Microsoft retirou sua documentação do Windows 10X da internet antes que pudéssemos conseguir mais detalhes.
Usaria o Windows 10X no seu notebook?
Lugar da Microsoft é fazendo programa pra computador, porque nos mundo dos games, é só fracassos
E tion, sempre com brioco piscando no WC…TION, TION!
Microsoft criou um novo sistema operacional focado em dispositivo móvel com touchscreen (agora com 2 telas) e quer levá-lo para o tradicional laptop?
ehehhe, já vimos esse filme
Ela se esquece que tem um público que ainda resiste em sair do Windows 7, e já está pensando em um público que vai ter que superar o atual Windows 10, sendo que mesmo a experiência do atual Windows 10 não é consenso nem entre quem já o usa desde Julho de 2015, ou mesmo desde as primeiras compilações prévias.
E esse Windows 10X tende mais a ser um retrocesso do que a um avanço na experiência de uso, já que busca simplificar muita coisa que nem deveria ser simplificada, especialmente para quem não usa ou tem planos de utilizar um dispositivo com duas telas.
Se vai poder instalar em dispositivos Low End, pode ser que saia para o PS4.