Acabam de sair os dados completos do ano de 2020 para as vendas de consoles no Reino Unido, o segundo mercado mais importante da indústria dos games e que só fica atrás dos Estados Unidos. As vendas desta região também é importante já que serve como termômetro para toda Europa. Desta vez, as informações são da GfK e GSD e divulgados pela Entertainment Retailers Association.
Dessa forma, agora temos os números estimados de vendas dos principais consoles concorrentes: Playstation 5, Xbox Series X|S e o Nintendo Switch. Antes de tudo, cabe ressaltar que a máquina da Nintendo estava disponível o ano inteiro e foram raras as vezes que faltou o estoque, enquanto as opções da Sony e Microsoft chegaram no final do ano e sofrem por escassez grave.
A Nintendo dominou com cerca de um milhão e meio de unidades vendidas do seu híbrido, enquanto a Sony segue com 450 mil unidades e o Xbox Series X|S com 310 mil unidades. Abaixo, os números:
- PS5: 450.000
- Xbox Series X|S: 310.000
- Nintendo Switch: 1.5 milhões
No total, o PS5 gerou £ 191 milhões em receita, enquanto o Xbox Series S/X gerou £ 118 milhões e o Switch gerou £ 367,4 milhões. Os resultados de 2020 foram melhores que em 2019 para todas as empresas de games, muito provavelmente devido a pandemia já que muitas pessoas preferem ficar dentro de casa para evitar contaminação e os jogos se tornaram um refúgio para isso.
Vale lembrar que não é só no Brasil que os novos consoles estão em falta, mas no mundo todo. Neste primeiro momento, vende mais a empresa que consegue produzir mais hardware já que muitos consumidores estão na fila esperando para entrar na nova geração. Esta falta de consoles deve durar até junho de 2021, o Xbox Series X talvez seja o mais difícil de ser encontrado.