O surgimento de novas plataformas não parece estar tendo o impacto que a indústria buscava. O Google não conseguiu estabelecer seu serviço Google Stadia e com ele, seus estúdio sofreram as consequências. Parece que no caso da Amazon está ocorrendo a mesma situação, embora tenham feito um trabalho mais extenso. Após dois anos pendentes de possíveis desdobramentos em seu desenvolvimento, chega a informação por meio da qual é comunicado que o jogo O Senhor dos Anéis teria sido cancelado.
Voltamos no tempo a 2019, quando a Amazon Games confirmou o desenvolvimento de um novo jogo baseado na licença do Senhor dos Anéis. Tudo apontava para um grande projeto na época, quando a Amazon Games parecia estar tentando encontrar seu lugar em uma indústria tão lucrativa. Além disso, a compra do estúdio Leyou parecia um bom indício para cimentar um projeto que iria acompanhar outros novos IPs que estavam sendo desenvolvidos.
Mas, de acordo com a Bloomberg, um porta-voz da Amazon teria indicado que o jogo O Senhor dos Anéis teria sido cancelado. Após algum tempo de trabalho, a Amazon Game Studios juntamente com a Leyou Technologie concluíram que “não fomos capazes de garantir os termos para continuar com este título neste momento”. Pudemos constatar, a partir de tantos outros projetos, que 2020 foi um ano ruim para os desenvolvedores. A pandemia interrompeu muitos planos e pode ser um dos motivos que levaram a Amazon a interromper esse desenvolvimento por enquanto.
O porta-voz de Seattle que tornou esta situação conhecida, comenta que “nós amamos a propriedade intelectual de O Senhor dos Anéis e estamos desapontados por não estarmos trazendo este jogo para os clientes”. E é uma história que se repete, pois nos últimos anos a Amazon Game Studios anunciou grandes propostas que, até hoje, ainda não conseguiram provar o seu valor. Não é o primeiro jogo a ser cancelado, pois antes disso, outros projetos como Crucible e Breakaway sofreram o mesmo destino. O truque atual que resta é o New World, o MMO que já acumula alguns atrasos e que deve chegar no próximo mês de maio.
São tempos difíceis e parece que o surgimento de novas plataformas não está servindo para enriquecer a indústria tanto quanto gostaríamos. A falta de confiança, ou convicção, dá origem a ambições que, com o passar dos meses, vão caindo em ouvidos surdos. A Amazon ganhou peso na indústria com a aquisição da Twitch, oferecendo um importante elo com a comunidade de jogos e até mesmo com sua própria plataforma de jogos na Amazon Games. Mas esta plataforma carece do impulso que pode ser dado com o lançamento de um produto exclusivo desenvolvido por seus first party.
Em relação à licença de O Senhor dos Anéis, ainda há esperança por parte da Amazon, já que tem a seu crédito a produção de uma série para sua plataforma de vídeo.