Deathloop é um roguelike ? Os desenvolvedores da Arkane Studios falaram sobre o assunto durante um evento dedicado ao jogo, que, como sabemos, chegará ao PS5 e PC em julho e posteriormente ao Xbox Game Pass. Este pode ser um dos últimos jogos da Bethesda que rodarão em um Playstation.
A partir de hoje vários sites estão fornecendo previews do Deathloop, o título foi apresentado à imprensa e em particular o diretor do jogo, Dinga Bakaba, o descreveu em detalhes, respondendo também a perguntas específicas.
Dada a natureza cíclica da aventura, que se passa em uma ilha misteriosa presa em um loop temporal, naturalmente se pergunta se Deathloop pertence ao gênero roguelike. A resposta do diretor do jogo, no entanto, foi negativa.
“Associar o jogo ao subgênero roguelike não é algo que vem de nós, desenvolvedores, mas sim uma necessidade que vem da comunidade. Portanto, não, Deathloop não é um roguelike”, disse Bakaba.
O jogo é mais um estilo de tiro em primeira pessoa pertencente à macrofamília dos sims imersivos, ou seja, os tipos de experiências que a Arkane Studios sempre criaram. É basicamente uma mistura de Prey com Dishonored.
Deathloop apresenta uma campanha para um jogador apoiada por um enredo linear, apesar das constantes referências ao loop temporal. Não existem elementos processuais, senão um aspecto específico ligado à inteligência artificial dos inimigos.
É possível explorar os mapas livremente e nunca há mudanças radicais no design dos níveis, porque não é uma experiência que muda de acordo com o jogador, mas exatamente o oposto.
“Bakaba também foi muito claro sobre a liberdade de abordagem deixada para o jogador: ‘Você não consegue passar de um ponto no jogo no modo furtivo? Jogue-se na briga. Essa luta é muito difícil? Talvez você pudesse contornar em silêncio o problema. Nenhuma das opções funciona? Invente uma terceira! ‘. “