De acordo com o que foi relatado pelo analista do NPD Matt Piscatella, o Xbox Game Pass não só não prejudica as vendas dos jogos, mas as faz crescer, graças ao efeito de “rede”. Tenha em mente que o NPD é uma empresa bastante confiável e que libera dados sobre vendas de jogos nos Estados Unidos.
As palavras de Piscatella não devem ser tomadas de forma assertiva, porque partem de números precisos, que estão nas mãos da NPD, a empresa de análises que mede a tendência do mercado americano todos os meses:
” Ainda não há sinais de que o Xbox Game Pass canibaliza as vendas, mas muitos sinais de que o Game Pass aumenta as vendas graças ao efeito de rede. O debate continua … “
Still no sign that Game Pass cannibalizes sales volume. Still signs that Game Pass may increase sales volume due to networking effect. The debates continue…
— Mat Piscatella (@MatPiscatella) May 27, 2021
Que o Xbox Game Pass seja sustentável até agora deve ficar claro o suficiente, já que deve ser verificado que as vendas dos jogos não são penalizadas pela inclusão no serviço de assinatura, o que de fato os ajuda (como confirmado por vários desenvolvedores indie). Resta saber se isso sempre acontecerá no futuro, mas por enquanto o quadro é bastante claro e é confirmado mês após mês pelos dados fornecidos pelo NPD. A esta altura, aqueles que dizem o contrário estão simplesmente negando uma realidade que está lá para todos verem.