A Microsoft está buscando alavancar sua API DirectML para melhorar o desempenho dos jogos de nova geração em seus consoles Xbox Series X|S para consolidar sua superioridade técnica em relação à rival Sony. Conforme demonstrado pela Epic, NVIDIA e AMD, técnicas de upscaling de ponta, em vez de desempenho de computação absoluto, serão a chave para melhorar a fidelidade visual de títulos futuros.
O DLSS da NVIDIA, o TSR do Unreal Engine 5 e (até certo ponto) o FSR da AMD estão permitindo que os jogadores experimentem seus mundos favoritos em incríveis contagens poli com resoluções de até 8K, ao mesmo tempo em que obtêm 60 ou mais FPS em toda a linha.
Nesse sentido, a equipe do Xbox está procurando contratar engenheiros bem versados em computação gráfica e aprendizado de máquina (IA) para explorar maneiras de melhorar os pipelines de renderização tradicionais usando redes neurais de convolução e outros algoritmos de reconstrução inteligentes.
A Microsoft está procurando melhorar as soluções de renderização existentes, aproveitando as técnicas de upscaling do tipo DLSS ou revisando todo o pipeline para tirar maior proveito do aprendizado de máquina, como só vimos em trabalhos de pesquisa.
Os candidatos ideais deveriam ter pelo menos 5 anos de experiência em desenvolvimento de software e alguma experiência em aprendizado de máquina ou ciência de dados, bem como, de preferência, experiência em computação gráfica e pesquisa aplicada em aprendizado de máquina.
Cabe utilizar que os consoles Xbox Series e até mesmo o Xbox One irão se valer do FSR da AMD, mas que é algo ainda muito novo e que deve ser adotado em maior escala no futuro. A tecnologia da AMD não utiliza IA, enquanto o DLSS da Nvidia sim. Parece que a Microsoft vai seguir a Nvidia aqui.