Tim Schafer explica como a Microsoft adquiriu a Double Fine

O renomado designer de jogos Tim Schafer, cujos créditos incluem alguns dos maiores jogos de aventura já feitos (Grim Fandango, Psychonauts, Day of the Tentacle, The Secret of Monkey Island, para citar alguns), recentemente falou à GamesIndustry sobre o caminho incomum que levou a Microsoft para adquirir a Double Fine em junho de 2019.

Aquisição não estava em nossos planos. Sempre quis estar aberto a isso. Sempre mantivemos todas as nossas propriedades intelectuais na Double Fine e investimos em nossa própria tecnologia durante os primeiros anos de nosso desenvolvimento. […] Tem havido muito dinheiro de investimento circulando em jogos nos últimos cinco anos. Tem havido muita conversa sobre investimento do exterior, e estávamos nos interessando no que poderíamos fazer se tivéssemos algum tipo de dinheiro, o que poderíamos fazer pelo jogo e como poderíamos investir e expandir o estúdio. Isso apenas nos levou a conversar com todos, e conversamos com a Microsoft. Mas eles não fazem esse tipo de aposta pequena; eles só assumem compromissos realmente grandes com estúdios inteiros.

Portanto, uma aquisição não estava no plano, mas quando ouvimos sobre a filosofia deles começando com a aquisição da Mojang – como eles tiveram sucesso ao adquirir, mas não absorvendo empresas, não interferindo nelas e permitindo que fossem criativamente quem são – isso realmente funcionou e foi um sucesso para eles, e parecia muito atraente para nós.

Mais tarde na entrevista, Tim Schafer também confirmou que a Microsoft nunca interferiu de forma alguma no desenvolvimento do Psychonauts 2.

Temos recebido muita liberdade criativa agora. Ninguém investigou o Psychonauts 2 para adivinhar nossas decisões ou algo parecido. Temos a confiança de lidar com o lado criativo completamente, mas podemos optar por todos esses recursos, como teste de acessibilidade e verificação de saúde mental. Tínhamos os recursos, mas fomos deixados de maneira criativa à nossa própria sorte. E isso tem sido ótimo.

Esta escolha parece ter valido a pena. Originalmente financiado por crowdfunding via Fig nos primeiros dias de 2016, Psychonauts 2 foi finalmente lançado para receber críticas calorosas na semana passada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *