Os últimos rumores que circulam sobre as aquisições e acordos da Microsoft são mais selvagens do que qualquer um que vimos até agora, porque envolvem ninguém menos que a Take-Two Interactive; dona da 2K Games e da Rockstar Games, entre outras, e portanto mãe de sagas como Grand Theft Auto (GTA), BioShock, Borderlands ou Red Dead Redemption. Por alguns dias, várias fontes sugeriram que a Microsoft e a Take-Two poderiam ter um grande acordo em mãos, o que poderia até levar a uma operação de compra e venda. Até Jez Corden, editor-chefe do Windows Central, comentou sobre os rumores em seu podcast.
“Eu ouvi há vários meses de algumas fontes confiáveis na indústria que o próximo grande estúdio ou grande distribuidor a ser adquirido seria a Take-Two. Mas isso foi há muito tempo. Embora, ao mesmo tempo, um distribuidor como a Take-Two demorasse muito para adquirir. Eu não sei, não tenho evidências para apoiá-lo.
Embora o aspecto econômico possa ser um dos que podem reverter a venda, na realidade seria o menos importante. A Take-Two Interactive “sozinha” vale US $ 18 bilhões, mais do que o dobro do custo da Zenimax. Cifra escandalosa, mas considerando que a Microsoft estava interessada em comprar a Tik-Tok, avaliada em US $ 50 bilhões, o preço da Take-Two empalidece em comparação.
Para Microsoft, empresa com valor acima dos dois trilhões de dólares, os 18 bilhões são “baratos”, então não seria algo totalmente improvável. Temos vistos várias aquisições da empresa que ultrapassam ou se aproximam deste valor. É possível.
Mais dificuldades apresentam o destino dos IPs da Take-Two Interactive. Como Corden comenta no podcast, a Microsoft seria dona do GTA, o que seria uma loucura tanto no nível burocrático quanto no nível de aceitação do investidor. Portanto, o negócio, do ponto de vista jurídico, apresentaria mais dificuldades do que o da Bethesda. Mas o que você acha?