eFootball 2022 foi lançado hoje e decididamente feedback negativo já está sendo coletado, especialmente no que diz respeito à versão para PC no Steam, onde o jogo é atualmente caracterizado por uma média de avaliações “extremamente negativas”, com usuários que parecem decididamente furiosos com o tratamento reservado para o novo PES.
O eFootball está disponível a partir de hoje como free-to-play, ou seja, é basicamente um jogo gratuito, visto que para o novo capítulo a Konami optou por uma mudança fundamental de rumo em relação ao modelo de negócio, focada nas compras in-game.
Este é também o primeiro capítulo do Unreal Engine em vez do Fox Engine anterior, o que levou a uma revolução tecnológica no desenvolvimento. Por muitas razões, portanto, eFootball 2022 representa um novo começo histórico para a série, trazendo também alguns problemas técnicos inevitáveis.
Também deve ser considerado que esta é uma versão ainda não definitiva, visto que a ideia da Konami é continuar a evoluir e melhorar a base do eFootball 2022 constantemente, com uma primeira atualização substancial já planejada para este fim de ano que trará novas modalidades. E conteúdos .
No entanto, isso obviamente não impediu as primeiras análises de usuários no Steam, das quais um verdadeiro desastre parece emergir: de quase 4000 análises de usuários, apenas 9% são positivas, para uma avaliação média “extremamente negativa” dos jogadores. É raro é algo tão crítico assim.
Muitos reclamam de gráficos que não correspondem ao padrão de um jogo atual, problemas com animações e inteligência artificial e muito pouco conteúdo e modos de jogo.
Para muitos ainda seria basicamente uma “demonstração”, então a evolução terá que ser avaliada posteriormente e a quantidade de conteúdo deve melhorar nos próximos meses. Mais preocupantes talvez sejam os comentários técnicos que veem o eFootball 2022 como uma espécie de involução mesmo em relação ao PES 2021, em termos de disposição e movimentos do jogador, física da bola e inteligência artificial, além de outros inconvenientes estranhos, como a incapacidade de aumentar o resolução acima de 1080p.
É um começo preocupante para o eFootball, especialmente considerando que os fãs do PES esperaram dois anos pelo jogo depois que a Konami decidiu lançar uma ‘Atualização de Temporada’ para PES 2021 no ano passado. Dito isso, há uma abundância de novos recursos em desenvolvimento para o final de 2021 (é essencialmente apenas uma demonstração agora), então vamos torcer para reverter a negatividade.