A notícia que abriu 2022 com uma bomba você sabe qual foi: Activision Blizzard se tornará um dos estúdios do ecossistema Xbox. Um acordo bilionário que vem no momento mais turbulento para a casa de Call of Duty, que agora encontrou uma segunda chance realmente para se redimir com seus funcionários.
Ainda temos algumas perguntas como o destino de Bobby Kotick, o controverso CEO da Activision Blizzard, cujo futuro após a aquisição ainda não está claro. Tudo neste momento é algo histórico para a Microsoft, e que apenas nestas últimas horas o chefe do Xbox, Phil Spencer, está explicando para a imprensa em todo o mundo.
Uma manobra econômica com números irracionais, que traz a Activision Blizzard dentro da Microsoft. Mas o que o Xbox vai fazer com todos os IPs da empresa?
A Gamingbolt relata um trecho interessante da entrevista que Spencer e Kotick deram à CNBC, com o objetivo de revelar mais detalhes sobre essa aquisição de estúdios. Qual é o propósito a longo prazo desta aquisição? Além das inúmeras franquias de propriedade da Activision Blizzard, especialmente o mercado mobile:
“A verdade é que a maior plataforma de jogos do planeta são os dispositivos móveis lá fora, a distribuição desse conteúdo, o controle desses dispositivos. É controlado por duas empresas [Google e Apple]. Então olhe para empresas como a Microsoft, e reunimos conteúdo e nossa propriedade intelectual, com as capacidades de distribuição em dispositivos móveis que não temos. Esta é a nossa oportunidade de lutar e competir na maior plataforma do planeta, o que é de vital importância para nós.”
Parece que o Xbox quer fazer uma entrada triunfal no mundo dos jogos mobile ,aproveitando os muitos IPs de propriedade da King, uma empresa do grupo Activision Blizzard.
A King que faz parte da aquisição da Microsoft é um gigante nos celulares e por conta disso a empresa quer expandir o Xbox Game Pass através do Xbox Cloud Gaming com sua ajuda. Enquanto alguns acham que essa compra é para combater o Playstation, muitos ainda precisa entender que a Microsoft quer algo maior, e o mercado móvel de jogos é altamente muito lucrativo e chegou o momento do Xbox querer sua fatia.
Além disso, a Activision tem vários IPs, inclusive o jogo altamente bem vendido como Call of Duty, mas também vários jogos de sucesso no PC que podem ser muito válidos para o PC Game Pass. Se você observar, nos termos estritamente econômicos, foi realmente uma bela compra.