O usuário @Eterr_ postou no Twitter um infográfico que tenta resumir quais são as maiores editoras do setor e quais estúdios elas possuem, tudo após o anúncio da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft (ainda não finalizado).
Como você pode ver, o gráfico abaixo faz um bom trabalho ao apontar as editoras mais ativas e mostrar quantos estúdios se reportam às várias multinacionais. No entanto, algumas imprecisões devem ser apontadas. Por exemplo, a PlayStation Japan foi fechada pela Sony e a Tencent não possui a Epic Games, mas apenas uma fatia minoritária de suas ações.
Também não é exatamente correto dar a aquisição da Activision Blizzard como uma coisa feita, dado que o processo ainda é muito longo e não sem obstáculos. Entretanto, confiamos nos advogados da Microsoft e esperando que tudo termine bem.
Màj 2 : pic.twitter.com/JGxxhlYF4a
— Eter? (@Eterr_) January 19, 2022
Como você pode ver, a indústria é bem forte e variada, e estamos longe de um monopólio. A Microsoft terá ainda que provar ao órgãos regulatórios que não está diante de tomar o controle total do mundo dos games.
A Playstation Studios é uma editora de jogos, enquanto que a Xbox Game Studios obviamente também, mas a Microsoft terá mais duas que são Zenimax (Bethesda) e Activision + Blizzard.
De referir ainda que na realidade faltam muitas empresas, como as que pertencem ao mercado chinês e, em particular, muitos dos principais players do mercado móvel. A King também deverá ser da Microsoft e já explicamos a força dela neste link. De qualquer forma, é um quadro interessante para se ter uma ideia a olho nu de como se forma parte da indústria, em especial aquela que atua no mercado mais tradicional.