O suporte VRR implementado no PS5 parece ser menos robusto do que a mesma função no Xbox Series X e S, pelo menos de acordo com o testemunho de Alex Battaglia da Digital Foundry.
Sabemos que o VRR no PS5 empurra jogos como Marvel’s Spider-Man: Miles Morales para mais de 100fps, mas aparentemente a tecnologia em questão sofre de algumas limitações na frente de retrocompatibilidade no PlayStation 5.
“Parece que o VRR no PS5 não é tão robusto quanto no Xbox”, escreveu Battaglia. “Minha tela principal é uma Samsung NU 8000 e não parece ser suportada no momento.”
It seems VRR on PS5 is not as robust as on Xbox – my main display the Samsung NU 8000 seems unsupported ATM. Using Freesync Ultimate gets the PS5 to see the display has VRR (PC or Game console mode), but any VRR content blacks out/is unsupported. Anyone have luck with Freesync? pic.twitter.com/znXG4QSCzk
— Alexander Battaglia (@Dachsjaeger) April 27, 2022
A questão é que a TV em questão faz parte da lista de TVs compatíveis com VRR no PS5, mas por um motivo ou outro não exibe o conteúdo em taxa de atualização variável .
“Usar o Freesync Ultimate PS5 detecta que a tela tem suporte a VRR, mas qualquer conteúdo com taxas de atualização variáveis retorna a tela preta ou não funciona.”
No Resetera postaram algumas informações comparativas interessantes:
- Não funciona em jogos da retro.
- Não funciona em alguns modos de jogos do Ps5.
- Parece que fica ligando e desligando sozinho, dependendo do modo de performance que você escolhe, sendo necessário rebootar o jogo algumas vezes pra voltar.
- Não funciona em jogos com suporte a 120hz sem patch.
- Não suporta low framerate compensation, então só melhora os jogos que tem framerate já quase perfeito, os piores casos como ER ainda fica ruim.
- Não é compatível com um monte de TV.
- Mesmo com VRR ativado pessoal tá notando stutter.
- Pessoal falando que input lag com VRR aumenta no ps5 (em comparação ao Xbox).
- Em alguns jogos como Miles Morales pra ativar VRR tem que ativar o modo 120hz, só que como o hdmi do ps5 não tem banda. suficiente pra fazer 4:4:4 e nem 4:4:2 quando tá assim ele cai pra 4:2:2 é aí muita gente reclamando de banding (basicamente por não ter banda suficiente tem que comprimir demais a imagem em 4k120 e acaba ficando notável perdendo cor).
Enfim, caso tudo isso que tem sido reportado seja veridico, então a Sony parece que terá que trabalhar bastante para refinar o recurso no Playstation 5 já que nos consoles da Microsoft já está bem funcional.