VRR do PS5 é menos robusto que o Xbox? Digital Foundry está com dificuldades

O suporte VRR implementado no PS5 parece ser menos robusto do que a mesma função no Xbox Series X e S, pelo menos de acordo com o testemunho de Alex Battaglia da Digital Foundry.

Sabemos que o VRR no PS5 empurra jogos como Marvel’s Spider-Man: Miles Morales para mais de 100fps, mas aparentemente a tecnologia em questão sofre de algumas limitações na frente de retrocompatibilidade no PlayStation 5.

“Parece que o VRR no PS5 não é tão robusto quanto no Xbox”, escreveu Battaglia. “Minha tela principal é uma Samsung NU 8000 e não parece ser suportada no momento.”

A questão é que a TV em questão faz parte da lista de TVs compatíveis com VRR no PS5, mas por um motivo ou outro não exibe o conteúdo em taxa de atualização variável .

“Usar o Freesync Ultimate PS5 detecta que a tela tem suporte a VRR, mas qualquer conteúdo com taxas de atualização variáveis ​​retorna a tela preta ou não funciona.”

No Resetera postaram algumas informações comparativas interessantes:

  •  Não funciona em jogos da retro.
  •  Não funciona em alguns modos de jogos do Ps5.
  •  Parece que fica ligando e desligando sozinho, dependendo do modo de performance que você escolhe, sendo necessário rebootar o jogo algumas vezes pra voltar.
  •  Não funciona em jogos com suporte a 120hz sem patch.
  •  Não suporta low framerate compensation, então só melhora os jogos que tem framerate já quase perfeito, os piores casos como ER ainda fica ruim.
  •  Não é compatível com um monte de TV.
  • Mesmo com VRR ativado pessoal tá notando stutter.
  • Pessoal falando que input lag com VRR aumenta no ps5 (em comparação ao Xbox).
  •  Em alguns jogos como Miles Morales pra ativar VRR tem que ativar o modo 120hz, só que como o hdmi do ps5 não tem banda. suficiente pra fazer 4:4:4 e nem 4:4:2 quando tá assim ele cai pra 4:2:2 é aí muita gente reclamando de banding (basicamente por não ter banda suficiente tem que comprimir demais a imagem em 4k120 e acaba ficando notável perdendo cor).

Enfim, caso tudo isso que tem sido reportado seja veridico, então a Sony parece que terá que trabalhar bastante para refinar o recurso no Playstation 5 já que nos consoles da Microsoft já está bem funcional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *