Há algo que não está certo na Redmond, porque encontrando-se com um ano potencialmente vazio em termos de jogos first party dois anos após o lançamento do Xbox Series X | S, após o ano forte de 2021. Obviamente, entendemos todas as circunstâncias atenuantes do caso, que são muitas e muito válidas: a pandemia de Covid, a crise de matérias-primas e semicondutores, até a guerra na Ucrânia (que de qualquer forma tem fortes efeitos também no campo do desenvolvimento, envolvendo uma rica área de desenvolvedores e insiders como o Leste Europeu), mas mesmo considerando tudo isso é estranho notar como as produções interna para o Xbox Game Pass continuam se escondendo, mesmo após um bom período em 2021. Principalmente considerando o enorme tamanho agora alcançado pelo Xbox Game Studios e a quantidade de equipes e projetos em andamento.
Também deste ponto de vista, o adiamento imposto por Starfield e Redfall atinge particularmente: a relativa escassez de jogos first party no Xbox pode ser bem compensada pelo lançamento dos dois títulos da Bethesda, em particular o primeiro que parece ser um jogo-evento de enorme significado. Estamos falando de um gigante contendo 24 equipes de desenvolvimento (incluindo os da Bethesda), que também se prepara para incorporar a gigante Activision Blizzard (salvo interferência da FTC), como é possível que esteja nesta situação?
O momento das aquisições mais recentes não foi a favor, certamente: a Bethesda foi adquirida quando já havia firmado acordos de exclusividade com a Sony, encontrando-se na estranha situação de lançar seus primeiros jogos como Xbox first party exclusivamente no PS5 e PS4 .
Da mesma forma, Obsidian, InXile e Double Fine saíram de produções bastante exigentes bem no momento da passagem dentro do Xbox Game Studios, ou estavam perto de lançar alguns jogos já anunciados. Como resultado, o novo curso dentro da Microsoft representou uma espécie de redefinição total para muitos desenvolvedores, encontrando-se começando do zero com novos projetos nos últimos anos. Considerando isso também, no entanto, por volta de 2018 pode ter havido tempo para propor algo concreto, considerando que a concorrência parece ter conseguido lançar projetos ainda mais complexos em um prazo mais curto e nas mesmas condições difíceis. É claro que a Microsoft pretende criar um ambiente de trabalho acolhedor e absolutamente anti-crunch, mas isso não deve impedir uma organização mais lógica do trabalho.
Entretanto, ainda é cedo para julgamentos já que a conferência Xbox & Bethesda Showcase 2022 em 12 de junho demonstrará uma mudança de ritmo nessa direção? Esperamos que sim, no final há realmente muitos projetos em andamento dos quais não sabemos absolutamente nada e que podem até ser lançados de surpresa nos próximos meses.
Com Redfall e Starfield para 2023 podemos ter uma aglomeração de jogos já que, ao menos segundo os rumores, muitos títulos devem ser anunciados para o próximo. Agora não temos o que fazer se não esperar para a conferência do próximo dia 12.