O jornalista Jez Corden publicou um longo artigo de análise no Windows Central dedicado ao renascimento do Xbox no Japão, devido ao Xbox Series X e S, mas acima de tudo ao serviço de assinatura do Xbox Game Pass.
O Xbox continua ficando atrás da Nintendo e da Sony, mas o crescimento do Xbox Series X e S em relação ao Xbox One é evidente, como mostra este gráfico publicado pela revista Famitsu e retomado pela Corden.
Xbox Game Pass impulsiona o renascimento do Xbox no Japãohttps://t.co/MV5Ciynnzo pic.twitter.com/WT9Gz3AGe6
— Windows Club Games (@WindowsClubBr) July 23, 2022
O Series ainda não está no nível do Xbox 360, mas a tendência é certamente positiva em relação ao Xbox One, que eles já superaram em grande parte.
No entanto, parece que o Xbox Game Pass está impulsionando a marca Xbox e permitiu que a Microsoft encontrasse acordos com editoras locais, como Sega e Bandai Namco, acordos que permitiram que títulos anteriormente impensáveis como Yakuza: Like a chegassem à plataforma. Dragon, Danganronpa, Octopath Traveler , Dragon Quest XI, Scarlet Nexus e a série Persona. É difícil entender quais números ele fez no território, mas eles podem ser superiores ao número de consoles vendidos, já que também pode ser usado em sistemas móveis, muito difundidos no Japão.
O resultado é que a divisão japonesa da Microsoft está contratando muita gente e a empresa está investindo fortemente na presença nas redes sociais, com um aumento líquido e evidente da atividade dos canais oficiais.
Para melhorar ainda mais, a Microsoft deve, no entanto, se concentrar mais em jogos locais, em particular nos gêneros amados pelos japoneses, como romances visuais. Também tem que investir mais em traduções, que atualmente são consideradas muito carentes (considere que Psychonauts 2, por exemplo, nem foi traduzido).
Já vimos o Xbox Series vencer o Playstation no Japão algumas vezes nas últimas semanas, mas isso está longe de ser uma batalha ganha. Contudo, Starfield, por exemplo, terá dublagem japonesa, o que é um marco. Finalmente, o que ainda falta é liberar mais títulos first-party japoneses, atualmente a Microsoft tem apenas a Tango como estúdio deste modo, mas também veremos a série Persona chegar ao Game Pass junto com o lançamento de Wo Long: Fallen Dynasty.