A Microsoft está dando aos desenvolvedores de jogos que trabalham com o Xbox Series S mais controle sobre a memória do console. Um novo kit de desenvolvimento de software do Xbox foi lançado para os desenvolvedores recentemente e libera mais memória para os desenvolvedores acessarem os jogos do Xbox Series S e aumenta o desempenho em determinados títulos.
“Centenas de megabytes adicionais de memória estão agora disponíveis para os desenvolvedores do Xbox Series S”, diz a equipe de desenvolvedores de jogos da Microsoft em um vídeo detalhando as atualizações. “Isso dá aos desenvolvedores mais controle sobre a memória, o que pode melhorar o desempenho gráfico em condições de memória restrita.”
O Xbox Series S foi lançado como um console capaz de jogar em 1440p a até 120fps, mas muitos jogos podem não atingir tudo isso. O console Xbox Series X maior e mais poderoso da Microsoft vem com muito mais poder de GPU, mas também possui 16 GB de RAM, enquanto o Xbox Series S menor possui 10 GB. Os desenvolvedores precisam trabalhar com cerca de 8 GB de memória no Series S, pois a Microsoft reserva cerca de 2 GB para tarefas do sistema operacional.
As melhorias da Microsoft, embora pequenas, podem ajudar a reduzir parte desse atrito em torno do desenvolvimento de jogos para o Xbox Series S. Desse modo, esperamos que o desempenho ainda melhore para os novos jogos.
A Microsoft também “resolveu um problema em que os endereços virtuais gráficos estavam sendo alocados consideravelmente mais lentamente do que os endereços virtuais não gráficos”, o que significa que os jogos do Xbox agora podem aproveitar melhor outros aprimoramentos de memória recentes que a Microsoft adicionou às suas ferramentas de desenvolvedor do Xbox.
Dedos cruzados, tudo isso significa que veremos algumas melhorias no desempenho em alguns jogos executados no Xbox Series S em breve.