A Microsoft está atualmente no processo de fazer sua maior aquisição de todos os tempos, gastando quase US $ 7o bilhões na Activision-Blizzard, conhecida por jogos como World of Warcraft e Call of Duty. Para concluir o acordo, a Microsoft precisa da aprovação de todos os reguladores de concorrência nos países em que a Activision e a Microsoft operam, incluindo mercados importantes como Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido.
Hoje, o órgão regulamentador de concorrência e mercados do Reino Unido (o CMA) emitiu uma declaração sobre sua intenção de se comprometer com uma investigação mais profunda sobre como a fusão afetaria a concorrência no mercado de consoles do Reino Unido.
“A CMA está preocupada que ter controle total sobre este poderoso catálogo, especialmente à luz da já forte posição da Microsoft em consoles de jogos, sistemas operacionais e infraestrutura em nuvem, possa resultar em danos à Microsoft para os consumidores, prejudicando a capacidade da Sony – rival de jogos mais próxima da Microsoft – de competir, assim como outros rivais existentes e potenciais novos participantes.”
A Microsoft respondeu:
“Estamos prontos para trabalhar com o CMA nas próximas etapas e resolver qualquer uma de suas preocupações. A Sony, como líder do setor, diz estar preocupada com Call of Duty, mas dissemos que estamos comprometidos em disponibilizar o mesmo jogo no mesmo dia no Xbox e no PlayStation. Queremos que as pessoas tenham mais acesso aos jogos, não menos.”
Na minha opinião, as preocupações da CMA estão em desacordo com as intenções que a Microsoft sinalizou para franquias como Call of Duty, expressando a intenção de trazê-las para plataformas adicionais como o Nintendo Switch. À luz disso, esta etapa é potencialmente simplesmente formalizar o registro da Microsoft com a autoridade do Reino Unido, comprometendo-se a levar Call of Duty para mais plataformas, por exemplo, para garantir que os consumidores tenham mais opções e melhor valor – e não menos.
Microsoft ainda continua:
Continuaremos a nos envolver com os reguladores com um espírito de transparência e abertura enquanto analisam esta aquisição. Respeitamos e acolhemos as perguntas difíceis que estão sendo feitas. A indústria de jogos hoje é robusta e dinâmica. Líderes da indústria, incluindo Tencent e Sony, continuam a expandir suas extensas e profundas bibliotecas de jogos, bem como outras marcas e franquias de entretenimento, que são apreciadas por jogadores em todos os lugares. Acreditamos que uma análise completa mostrará que a combinação da Microsoft e da Activision Blizzard beneficiará a indústria e os players.
Note que a Microsoft lembrou que a Tencent e Sony são líderes, e mesmo assim não estão sendo impedidos de realizar compras e expandir seus catálogos. Logo, a empresa não vê mal que o Xbox também possa fazer isso.
Pode levar muito tempo até que o acordo entre a Microsoft e a Activision seja totalmente realizado, mas um acordo dessa magnitude sempre será submetido a escrutínio adicional – e assim deve ser – a Microsoft simplesmente precisa provar que isso resultará em mais acesso aos jogos da Activision Blizzard e ser algo melhor para os consumidores.