Conforme relatado por Stephen Totilo da Axios via Twitter, a Tencent comprou novas ações da Ubisoft e assim obteve 9,99% da empresa, dobrando sua participação. No total, ele investiu mais 300 milhões de euros na empresa francesa, o que soma todos os seus investimentos anteriores.
Neste momento, a Guillemot Bros, a empresa dirigida pelos cofundadores da Ubisoft, ainda é acionista majoritária da Ubisoft com 29,9%. Simplificando, a família Guillemot não perdeu de forma alguma o controle sobre sua empresa.
Além disso, a Tencent não garantiu nenhum assento no conselho de administração, seja na Ubisoft ou na Guillemot Bros. O acordo também estipula que a Tencent não pode vender suas ações por cinco anos. Finalmente, a Tencent dará à Guillemot Bros um empréstimo para refinanciar sua dívida.
No board seats for Tencent in either company, Tencent allowed to more than double its stake in Ubisoft to 9.99%, can’t sell its stock for five years. Also giving GB a loan to refinance its debt
Tencent to bring “several” Ubisoft AAA games to mobile and Ubisoft PC games to China
— Stephen Totilo (@stephentotilo) September 6, 2022
A Tencent também será a editora de “muitos” jogos para celular e PC Ubisoft AAA na China. O território chinês é de difícil navegação e ter um parceiro como a Tencent pode ser essencial para conseguir conquistar os jogadores daquela região.
O valor das ações da Ubisoft também poderá aumentar em breve, caso consiga convencer o mercado de ações com sua conferência.