A PCGamesN entrevistou Nate Purkeypile, um ex-desenvolvedor da Bethesda que também trabalhou na Starfield. Na ocasião, o jornal pediu a Purkeypile para falar um pouco sobre o jogo de ficção científica e a desenvolvedora revelou alguns detalhes sobre a produção deste projeto.
Quanto ao tamanho de Starfield, Purkeypile diz que não é apenas o maior jogo já feito pela Bethesda, mas também aquele que a maior equipe já solicitada.
“A escala do projeto é a principal diferença porque Fallout 3, Skyrim, Fallout 4 foram feitos por uma única equipe. Fallout 76, por outro lado, era composto principalmente por duas equipes, com uma pequena ajuda de Montreal, mas foi principalmente os estúdios de Austin e Maryland [Bethesda] para trabalharem juntos. Starfield é um projeto muito maior, há cerca de 500 pessoas na equipe, enquanto acredito que [Fallout] 76 foi composto por 200 pessoas no máximo “, disse Purkeypile.
Purkeypile também confirma que não teria sido possível, mesmo com um número infinito de desenvolvedores, criar os 1.000 planetas de Starfield completamente à mão. Como sabemos, muito do trabalho foi feito por criação processual.
Purkeypile também disse que o maior desafio enfrentado na criação de Starfield foi o trabalho feito para criar um novo universo. Explique que cada detalhe é importante, das cores aos materiais e muito mais. Tudo tem que ser decidido e é muito mais difícil do que criar uma sequência de um IP pronto. Em tom de brincadeira, ele explica que a equipe teve que criar inúmeros painéis de metal, por exemplo, antes de encontrar o certo para Starfield – em outras palavras, cada detalhe leva muito tempo e criatividade.