Xbox e Activision: o antitruste europeu continua a investigação, entra na fase 2

As investigações antitruste da União Europeia sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft continuam, com a Comissão Europeia agora parecendo disposta a entrar na fase 2, de acordo com relatos de algumas fontes. Isso é relatado, em particular, por um relatório do Politico, antes de um anúncio oficial da Comissão.

A Microsoft tinha um prazo de 31 de outubro de 2022 para enviar quaisquer alterações ao contrato ou documentação adicional para solucionar permanentemente as dúvidas e eventualmente encerrar a investigação, mas como não houve alterações, a investigação deve continuar.

A fase 2 das investigações deverá, portanto, também começar pela Comissão Europeia, que deverá ser formalizada a 8 de novembro e prolongar-se por mais alguns meses, deslocando assim a resposta definitiva provavelmente para o início de 2023, à semelhança do que está a acontecer também com a CMA do Reino Unido.

Esta evolução foi bastante previsível, sobretudo a partir do momento em que a Microsoft decidiu não propor “compromissos” específicos, ou compromissos particulares destinados a modificar o contrato de aquisição de forma a satisfazer de imediato as dúvidas mais óbvias. É um modus operandi padrão que, no entanto, pressupõe investigações mais aprofundadas.

De acordo com o que foi noticiado pelo Politico, mesmo no que diz respeito à Comissão Europeia as dúvidas mais prementes diriam respeito à possível exclusividade de Call of Duty ou ao fato de a série não poder chegar à PlayStation, prejudicando assim o concorrente direto.

Por outro lado, Phil Spencer continua a reiterar que não existe tal risco, tendo também afirmado recentemente que “enquanto houver PlayStation, Call of Duty chegará à PlayStation”  De qualquer forma, as investigações continuam conforme o esperado também pela própria Microsoft, que de fato já definiu março de 2023 como o período para uma possível oficialização final (ou não) da aquisição da Activision Blizzard.

 

Fontes: (1), (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *