Em uma entrevista recente ao Waypoint Radio de terça-feira, Josh Sawyer, da Obsidian, reiterou um ponto que ele diz ser fundamental para o desenvolvimento do Pentiment, que não teria sido possível sem a existência do Xbox Game Pass.
“Eu nunca teria proposto o desenvolvimento do Pentiment sem o Game Pass”, disse Sawyer, diretor e autor do esplêndido jogo medieval disponível antes de ontem no PC e Xbox através do Xbox Game Pass.
“Literalmente, não poderia ter existido, eu realmente acho que não poderia ter sido possível.”
Isso obviamente deriva da nova organização de recursos que permite o sistema de assinatura: “A velha mentalidade de editores e desenvolvedores geralmente é focada em investimentos mais maciços com um ROI mais alto. Mas esse não é o ponto principal neste ambiente, neste ecossistema”, Sawyer explicou.
Como resultado, “o Game Pass foi a única maneira de considerar o Pentiment viável.” É uma mudança de visão em relação aos projetos padrão, como explica o autor: “É algo atípico e de nicho, é feito para um público limitado, e desde que esse público continue envolvido, então alcançou seu objetivo”.
Pentiment foi desenvolvido por uma equipe extremamente pequena dentro da Obsidian, com a maior parte do estúdio trabalhando em outros projetos. É uma história parecida com a de Grounded, mas neste último caso o jogo já havia sido iniciado pela equipe antes da aquisição pela Microsoft, então começou com premissas diferentes, mesmo que sempre atrelado a uma produção modesta, porém com o potencial para se abrir a um público amplo graças ao fato de pertencerem a um gênero bastante apreciado como o survival.