Mais revelações sobre a compra da Activision Blizzard pela Microsoft Xbox vieram à tona nas últimas horas, com o site Politico informando que a Comissão Federal de Comércio dos EUA “provavelmente” processará a Microsoft por suas tentativas de adquirir a Activision Blizzard.
De acordo com o rumor, o processo não está garantido no momento – a FTC aparentemente ainda não se reuniu com nenhum advogado – mas a comissão está supostamente “cética” em relação aos argumentos atuais a favor do prosseguimento da fusão.
Em termos de qualquer tipo de cronograma da FTC – isso também está no ar no momento. Qualquer processo desse tipo poderia ser aberto já no próximo mês, se a FTC decidir seguir esse caminho. A Microsoft espera que o acordo seja concluído no próximo junho até 2023, embora qualquer processo represente um grande obstáculo no futuro.
Thanksgiving evening bombshell news. Nobody knows what the result of an antitrust lawsuit might be, but the landscape is different than it was when the DOJ lost its case against AT&T/Time Warner (and the NYT just ran a story last week about how that was the "worst merger ever") https://t.co/5ebcw1tmBZ
— Jason Schreier (@jasonschreier) November 23, 2022
I can't speak to Politico's sourcing nor can I back up their report, but on face value, there is nothing misleading or contradictory about it. They are reporting the FTC is likely to file a lawsuit. That's it!
— Jason Schreier (@jasonschreier) November 23, 2022
Quanto ao raciocínio da FTC aqui, o relatório não entra em muitos detalhes sobre isso. No entanto, parece que a comissão comercial dos EUA está preocupada que uma fusão entre o Xbox e a Activision Blizzard possa dar à Microsoft um “impulso injusto no mercado de videogames”.
Jason Schreier, da Bloomberg, também deu sua opinião sobre o relatório. Embora Schreier diga que não pode apoiar o que foi dito pelo Politico, o jornalista reconhece que “o cenário é diferente” agora em relação à FTC, sugerindo que um processo pode ser mais provável no clima atual.
Embora tenhamos visto muita oposição a este acordo desde o primeiro dia, especialmente da Sony, dona do PlayStation, parece que é a primeira vez que há uma preocupação genuína com o sucesso do acordo. Por enquanto, teremos que esperar para ver como as coisas vão se desenrolar nos próximos meses.
O que você acha dessa última reviravolta na saga Xbox ActiBlizz? Mantenha-o civilizado nos comentários abaixo!