A Bethesda sempre priorizou a versão Xbox Series X|S de Starfield, assim como os jogos anteriores do estúdio, mesmo antes de sua aquisição pela Microsoft. Isso é o que emerge da entrevista com o diretor do jogo, Todd Howard, no videocast de Lex Fridman.
Falando sobre a aquisição da Bethesda, Howard explicou que a empresa sempre teve boas relações com a Microsoft desde a versão para Xbox de The Elder Scrolls III: Morrowind.
“Quando sua empresa passa por uma mudança como essa, não importa o que aconteça, mesmo que seja alguém com quem você trabalha há muito tempo, você nunca sabe o que esperar”, disse Howard. “Trabalho com eles desde que começamos a desenvolver para consoles com Morrowind. Eles vieram até nós e nos disseram que deveríamos fazer este jogo para Xbox. Tive uma ótima experiência com eles quando estavam fazendo o primeiro Xbox e depois no 360 com Oblivion e então acho que o ponto é que sentimos que tínhamos um ótimo relacionamento com eles e entendemos qual era a cultura deles.”
Quando questionado sobre como a abordagem de desenvolvimento muda tendo que fazer um jogo como Starfield, que na verdade representa um importante exclusivo do Xbox para 2023, Howard explicou que a aquisição não mudou muito o modus operandi da equipe, já que normalmente a Bethesda sempre inicia o desenvolvimento nos consoles com um concentre-se primeiro nos lançamentos da Green Cross. De fato, de acordo com Howard, poder direcionar todos os esforços em um único console (assim como no PC), além de poder contar com o suporte dos engenheiros do Xbox, beneficiará muito a versão do console de Starfield.
“Para nós, a exclusividade do Starfield não é algo único. Embora tenhamos feito jogos para PlayStation – e acho que o PS5 é uma máquina maluca, eles fizeram um ótimo trabalho e tivemos grande sucesso no PlayStation – somos tradicionalmente desenvolvedores de PC e com a transição para o Xbox, esta se tornou nossa plataforma principal.
“Então, fizemos muitos jogos começando o desenvolvimento como se fossem todos para o Xbox. Então, começar o desenvolvimento e dizer que estamos focados no Xbox não é de forma alguma anormal para nós. Sempre foi meio que a norma e de um ponto de vista perspectiva de desenvolvimento, adoro que possamos nos concentrar em um console e obter ajuda dos melhores engenheiros do Xbox para tornar este jogo incrível.”
Starfield estará disponível para PC e consoles durante o ano de 2023 e será incluído no catálogo de PC e Xbox Game Pass desde o lançamento.