Diablo IV foi, sem dúvidas, um dos grandes animadores do The Game Awards. O novo ARPG da Blizzard foi visto no show em 8 de dezembro com um trailer espetacular que nos deixou sem palavras e também fechou com sua data de lançamento: 6 de junho de 2023. Além disso, desde esta revelação aprendemos novos detalhes do que nos espera nesta nova aventura e luta contra Lilith.
Um dos pontos quentes que mais tem explicado é o sistema de monetização, algo bastante criticado nos jogos mais recentes da franquia, como Diablo III ou Diablo Immortal, a versão mobile. Assim, em nova entrevista com colegas da Eurogamer, Joe Shely, diretor de Diablo IV explicou os planos de monetização do título.
A primeira coisa que ele comentou é que eles usarão ferramentas modernas de monetização, ou seja, uma loja com objetos para o jogo que podemos obter com dinheiro real, um passe de batalha pago e expansões premium,entendendo as expansões premium como aquelas que expandem a história e adicionam novas classes. Com este último, fica claro que o lançamento de Diablo IV é apenas o começo de uma longa história à qual, como estamos acostumados, novas classes serão adicionadas ao longo do tempo à medida que a história se expande. Assim, o diretor confirmou que a equipe de desenvolvimento do game partirá dessa tarefa para a criação do novo conteúdo do título, ou seja, trabalhará em seu jogo como serviço com foco em expansões, novas histórias, novas missões, novas classes e muito mais.
O lançamento de Diablo IV é apenas o começo. A construção da equipe de Diablo IV passará da construção para o jogo como serviço e para nossas expansões para o jogo. Vamos lançar expansões frequentes com novas histórias, novas missões, novas classes, esse tipo de coisa. E nosso serviço, que apresentará temporadas a cada três meses, incluindo novos recursos sazonais importantes em uma escala muito maior do que vimos em coisas como Diablo 3, porque, novamente, todas as pessoas que fazem o jogo trabalham no temporadas. E sim, terá um passe de temporada que servirá de acompanhante para cada temporada e todas as suas características sazonais.
O Passe de Temporada é um complemento da Temporada. Todos os recursos sazonais e experiência sazonal que você obterá serão totalmente gratuitos e acessíveis a todos os jogadores. O Season Pass lhe dará acesso a cosméticos e mais coisas legais que você pode obter. Mas não é absolutamente obrigatório, você não precisa comprá-lo para participar das temporadas.
Com isso, fica claro que na Blizzard eles têm um plano muito ambicioso com Diablo IV, cheio de conteúdo tanto na forma de expansões pagas quanto de temporadas gratuitas para todos os jogadores. Além disso, essas temporadas, como Shely comentou, terão um passe de batalha pago que concederá novos cosméticos aos jogadores, mas, em nenhum caso, dará uma vantagem competitiva aos jogadores que o obtiverem. Não será um Pay to Win ou um Pay to Fast, mas todo o conteúdo pago será puramente cosmético.
Diablo IV chegará ao Xbox Series X|S, Xbox One, PC e demais plataformas atuais em 6 de junho de 2023.