Um grupo de cerca de 300 testadores de controle de qualidade da ZeniMax , empresa controladora da Bethesda, id Software, Arkane Studios e MachineGames, votou para formar um sindicato ao ingressar no Communications Workers of America. A Microsoft, com base em declarações anteriores, reconheceu formalmente o sindicato, sem se opor a ele.
Este é o primeiro sindicato interno da Microsoft e, pelo número de funcionários que farão parte dele, o maior de todos os tempos na indústria de videogames.
A Microsoft declarou publicamente no ano passado que adotará uma postura neutra em relação aos sindicatos e, portanto, manteve sua posição neste caso. Segundo muitos esta é uma estratégia da gigante de Redmond para apaziguar as preocupações da FTC americana e de outros reguladores que estão atualmente considerando a aquisição da Activision Blizzard por 69 bilhões de dólares.
Microsoft stated publicly last year that it will take a neutral stance on labor unions, which was widely interpreted as an attempt to assuage concerns from the FTC and other regulators looking into the $69 billion Activision Blizzard acquisition
— Jason Schreier (@jasonschreier) January 3, 2023
A formação sindical da ZeniMax segue a criação dos três estúdios de propriedade da Activision Blizzard, ou seja, Raven Software, Proletariat e Blizzard Albany em Nova York. QA Testers, ou aqueles que testam jogos para relatar bugs e outros problemas aos desenvolvedores, foram os primeiros a aderir ao sindicato na indústria de jogos devido a baixos salários e más condições de trabalho.
Um porta-voz da Microsoft e da ZeniMax disse que as empresas “esperam se envolver em negociações de boa fé enquanto trabalhamos em um acordo coletivo de trabalho”.