Arkane é conhecida por seus jogos “simers imersivos”, como Dishonored e Prey, mas seu próximo título – Redfall – se desvia dessa fórmula para se mover mais para a ação com ênfase no cooperativo/single-player e no mundo aberto. No entanto, isso não significa que a equipe decidiu não oferecer mais sims imersivos.
Na verdade, de acordo com o diretor do estúdio Harvey Smith, é muito provável que Arkane volte a criar o tipo de experiência pela qual ela sempre foi conhecida.
“Acho que eventualmente voltaremos aos sims imersivos com configurações pequenas”, disse Smith à GamesRadar em uma entrevista recente. “Mas, pela primeira vez, queríamos saber como seria vagar por um mundo aberto de Arkane e ver aonde cada pequena estrada o levaria.”
Smith também falou sobre o cenário de mundo aberto de Redfall e o tipo de loops de jogabilidade que ele oferecerá.
“Você vai querer ver se consegue entrar em um celeiro que encontrou, escalar uma torre de vigia de incêndio que avistou à distância ou tentar invadir uma casa para ler todas as anotações espalhadas lá dentro”, disse ele. “Alguns dos momentos mais fortes de Redfall vêm de vagar, absorvendo o mundo e momentaneamente sendo atraídos para a ação. Essa era a atmosfera que queríamos criar desde o início.”
Depois acrescentou: “Sinto que, a dada altura, vamos voltar a fazer aquilo por que as pessoas nos conhecem ”.