Dos Estados Unidos chega um caso bastante particular, que vê a Xbox acusada na TV de propagar ideologias ambientalistas e “doutrinar” entre o público jovem e muito jovem (crianças), segundo uma reportagem. A razão disso tudo? A Microsoft ter adicionando um modo no console que gera economia de energia na conta de luz.
Essa notável distorção da realidade vem da Fox News, uma emissora famosa nos Estados Unidos e, na verdade, não muito próxima de ideias ambientalistas ou progressistas em geral. O tema, apresentado pela apresentadora Ainsley Earhardt, é o modo de economia de energia do Xbox Series X|S, que já está presente e simplesmente modificado com a recente atualização da Microsoft, além de também já existir em outras plataformas.
Imagine actually believing in this culture war propaganda. https://t.co/T7Z5O8Sksf
— Jez (@JezCorden) January 24, 2023
Segundo o apresentador, trata-se de uma novidade a pender claramente para ideologias ambientalistas, segundo a qual a Xbox estaria mesmo em “polêmica” pelo fato de agora estar tendencialmente “doutrinando”, significando desta forma o fato de apoiar ideologias que combatem contra as injustiças sociais ou raciais.
O comentário do jornalista Jimmy Failla é um pouco exagerado, a ponto de parecer uma espécie de paródia se não fosse o contexto, é muito sério: “Eles estão tentando recrutar crianças para políticas ambientais desde tenra idade”, relatou Failla, entre outras coisas.
Earhardt coloca a mão sobretudo na comunicação utilizada pela empresa, que apresentou a atualização como o primeiro caso de u console “livre de carbono”, uma questão que está associada a políticas ambientais para reduzir a pegada energética dos dispositivos e que evidentemente não encontrar o apoio de uma determinada facção política, apesar do fato de que os efeitos nos projetos de lei são um tanto bipartidários.