No final do ano passado, a Microsoft disse à Comissão Federal de Comércio dos EUA que três futuros jogos da Bethesda seriam exclusivos do Xbox Series X|S. Seus nomes não foram revelados, mas a mídia especulou que eram Starfield, Redfall e The Elder Scrolls VI.
No entanto, no início de 2023, a Bethesda lançou inesperadamente o aclamado Hi-Fi RUSH, que também é exclusivo do ecossistema Xbox. Diante desse cenário, os jornalistas recorreram à Microsoft com um pedido para esclarecer o destino de The Elder Scrolls VI, mas ainda não houve resposta.
Steven Totilo, da Axios, acredita que o Hi-Fi RUSH pode não ter sido incluído na lista de “três exclusivos” porque não foi anunciado no momento da redação. Ou vice-versa, The Elder Scrolls VI não foi levado em consideração – simplesmente porque seu desenvolvimento completo ainda nem começou. Anteriormente, Phil Spencer afirmou que o jogo seria um exclusivo.
“Mas, infelizmente, a Microsoft se recusou a esclarecer essa questão”, escreveu Totilo.
Last week, a Microsoft lawyer said the company currently plans for two upcoming ZeniMax games to be Xbox/PC-exclusive (no PlayStation).
But in December, Microsoft lawyers said "three future titles" from ZeniMax would go Xbox/PC-only
Some thoughts about what this indicates: pic.twitter.com/0jX0eCEQQX
— Stephen Totilo (@stephentotilo) March 7, 2023
Particularmente, acreditamos que a Microsoft não irá responder esta solicitação já que está diante de uma verdadeira guerra contra a Sony para aprovar a comprada da Activision Blizzard e estes assuntos de exclusividade são sensíveis por enquanto.
A Bethesda irá começara a produção total de The Elder Scrolls VI após o lançamento de Starfield. A estreia do RPG de longa duração de Todd Howard está marcada para 6 de setembro de 2023.