A CMA publicou respostas às conclusões provisórias de várias empresas no processo de aquisição da Activision Blizzard. As autoridades reguladoras já demonstraram falta de confiança na Microsoft, mas as respostas das empresas foram muito diferentes.
Um total de seis empresas estão atualmente a favor da compra ou fusão, com nenhuma das empresas tendo muito a dizer contra o negócio.Refira-se que cinco empresas optaram pelo anonimato, sendo a 4JStudios a exceção.
O presidente e cofundador da 4J, Chris van der Kuyl, observou que o estúdio estava na posição única de trabalhar não apenas como parceiro da Microsoft, mas também como parceiro da Mojang, desde antes de ser adquirido pela Microsoft. “Durante esse período, que durou vários anos, a Microsoft honrou todos os elementos dos acordos que herdou e também estendeu nosso relacionamento significativamente para cobrir novos formatos, como o Nintendo Switch, bem como muitos outros aprimoramentos de conteúdo”, afirmou van der Kuyl.
Os participantes variam de desenvolvedores menores a empresas que trabalharam com grandes editoras AAA. Isso significa que as respostas fornecem uma perspectiva mais ampla, em vez de se limitarem a gigantes de jogos como PlayStation e Xbox.
the CMA has published responses from 6 different games companies to the Microsoft Blizzard deal in the UK. All 6 believe the deal should go ahead. One company even says it's likely to create a "sorely needed" level playing ground between Xbox and PlayStation pic.twitter.com/5hAVrsE87v
— Tom Warren (@tomwarren) March 16, 2023
Uma empresa também concorda com a posição da Microsoft sobre a tão necessária concorrência no mercado. A empresa afirmou que a plataforma do PlayStation torna mais difícil para jogos menores ganhar exposição. Desenvolvedores acreditam que a Activison Blizzard indo para o Xbox irá equilibrar mais a situação e que a Microsoft tem favorecido mais os jogos independentes.
Além disso, alguns estúdios afirmam que os serviços como o Xbox Game Pass podem ajudar os jogadores a descobrir novos títulos desconhecidos. Isso tornou as vendas semelhantes para a empresa em ambas as plataformas, mesmo com a vantagem do Playstation em número de usuários.
A fonte afirmou:
“É muito mais provável que (a fusão) ajude a criar um campo de jogo mais nivelado entre o Xbox e o PlayStation, o que é extremamente necessário.”
O segundo estúdio afirmou:
“Como tal, não acreditamos que nenhum título possa ser considerado ‘must have’ no mercado de entretenimento interativo. No contexto dessa dinâmica, e considerando o compromisso declarado da Microsoft de disponibilizar determinados jogos em todas as plataformas, não acreditamos que a transação proposta impactará negativamente os consumidores”.
O CEO de um estúdio independente disse:
“Se a Microsoft for impedida de adquirir a Activision, os consumidores do Reino Unido seriam mais bem atendidos se fossem adquiridos pela Tencent?” eles perguntaram, sugerindo que a Tencent estaria menos sujeita à regulamentação ocidental caso tentasse adquirir a editora.
A grande editora de títulos AAA também anônima disse:
“No entanto, não esperamos nenhum impacto significativo da fusão em nossa empresa nem na distribuição de nossos próprios produtos”, afirmou, acrescentando: “Em particular, não esperamos que a fusão represente nenhum risco para a distribuição de nossos próprios produtos. jogos no Xbox ou outros consoles.”
Um dos comentários mais impactantes foi de uma outra empresa que afirmou o seguinte:
“No PlayStation, descobrimos que nossas vendas estagnavam a cada lançamento”, afirmaram.
“Isso se deve principalmente ao fato de que, apesar do PlayStation ter a maior parte do número de jogadores e das vendas de console, essa participação é fornecida principalmente a títulos maiores de grandes gravadoras e/ou desenvolvedores e editoras que estão dispostos a gastar muito dinheiro com marketing pago no console PlayStation.
“No Xbox, o oposto se tornou realidade nos últimos anos. Existem vários meios para os jogadores encontrarem seu jogo no Xbox, inclusive em seções especiais na loja e por meio do serviço Xbox Game Pass.
“Como resultado, descobrimos que, apesar do Xbox ter números de jogadores e vendas de console muito menores do que o PlayStation, nossos jogos vendem tão bem no Xbox, já que mais jogadores estão encontrando nossos jogos lá.”
Até agora, os reguladores também compartilharam uma opinião semelhante à da Sony, mas isso pode mudar com a recente onda de acordos da Microsoft.
Esse suporte recente se soma a empresas como Nvidia e Nintendo, que já assinaram parcerias de uma década para Call of Duty. No entanto, a Sony ainda não está pronta para trabalhar com a Microsoft, e relatos afirmam que Jim Ryan insiste em simplesmente bloquear a aquisição da Activision Blizzard. A Sony agora é a única empresa conhecida que é contra a aquisição.