Mais cedo divulgamos que União Europeia adiou o resultado final da sua decisão para saber se irá aprovar ou não a comprada da Activision Blizzard King pela Microsoft. Agora, temos algumas informações não oficiais, mas confiáveis, dos bastidores que desejamos compartilhar com vocês.
A Microsoft ofereceu soluções para União Europeia para a aprovação da aquisição da Activision Blizzard, e estamos na reta final para saber se a Europa ficará satisfeita e irá aprovar a aquisição, enquanto ela não estiver a Microsoft precisará ganhar mais apoio ou ceder mais direitos até satisfazer as preocupações dos europeus.
A Comissão da UE não forneceu detalhes sobre as medidas oferecidas, mas de acordo com o Relatório MLex (via ResetEra) inclui a “obrigação de disponibilizar o catálogo de jogos da Activision Blizzard em serviços concorrentes de jogos em nuvem“. Desse modo, nesta reta final, o foco está sendo a nuvem, e isso explica porque a Microsoft só nesta semana fez vários acordos com serviços concorrentes de Cloud.
Não estão incluídas as concessões para “acalmar as preocupações da UE sobre o impacto da aquisição no PlayStation da Sony ou no sistema operacional de PC do Google”. Dessa forma, acredita-se que esta é uma parte superada na Europa, ou seja, aparentemente é parte dos consoles é assunto resolvido.
Como a Microsoft anunciou muitos novos apoios esta semana, a Europa irá estender o prazo para analisar a opinião de mais concorrentes e dos consumidores sobre isso. Que, como dito a cima, será em 22 de maio.
No início desta semana, a Microsoft fez esforços para acalmar as preocupações do governo, principalmente em relação ao Call of Duty. Várias parcerias seriam anunciadas para tornar a série de atiradores e outros jogos do Xbox e posteriormente da Activision Blizzard acessíveis a ainda mais pessoas.