Se a Microsoft não tivesse adquirido a Zenimax e todos os seus estúdios de desenvolvimento, Redfall também teria lançado no PS5. Isso foi confirmado pelo diretor da Arkane Studios, Harvey Smith, em entrevista ao IGN France, na qual revelou que na realidade uma versão para o console da Sony estava em andamento, mas foi cancelada.
Smith: “Quando fomos adquiridos pela Microsoft, houve uma mudança com M maiúsculo. Eles chegaram e disseram: ‘Não ao PS5, estamos interessados no Xbox, PC e Game Pass.'”
É difícil se surpreender com as declarações de Smith. Arkane era um estúdio multiplataforma antes da aquisição, então é natural que eles planejassem trazer Redfall para PS5 também. Afinal, imaginamos que o mesmo também aconteceu com outros jogos dos estúdios Zenimax, como o vindouro Starfield da Bethesda.
Com a aquisição, a Microsoft perseguiu seus interesses, visando enriquecer seu ecossistema, portanto tornou os títulos da editora exclusivos, não vinculados de forma alguma a plataformas concorrentes, cumprindo os contratos firmados quando a Zenimax ainda era independente. Pense nos lançamentos exclusivos do console de Deathloop e Ghostwire: Tokyo para alguns exemplos.