Segundo o que foi revelado por alguns documentos de um processo vinculado à Microsoft, o Xbox teria um jogo em desenvolvimento que poderia levar dez anos para ser desenvolvido. A informação foi compartilhada durante o julgamento por um executivo da empresa de Redmond.
Os documentos em questão são obviamente amplamente censurados, portanto não é possível saber em detalhes do que estamos falando. Tudo o que podemos ler é que “um próximo jogo da franquia [censurada], que pode levar uma década ou mais para ser desenvolvido”.
A informação também foi compartilhada por Stephen Totilo, da Axios, via Twitter, que também aponta outro detalhe. A Microsoft enfatiza que é muito importante para a empresa lançar novos jogos AAA regularmente. A falha neste aspecto tem grandes consequências. Nesse ponto, “maio de 2022” é mencionado e há uma longa explicação completamente redigida: isso sugere que nesta seção foi explicado o que aconteceu com os jogos AAA que foram atrasados. Totilo sugere que pode haver informações relacionadas a Redfall e Starfield.
No entanto, voltando a esses supostos dez anos de desenvolvimento de jogos, é realmente muito tempo. Para lhe dar um ponto de comparação, Dead Island 2 está em desenvolvimento (ainda que de forma irregular e com várias mudanças de mãos e remodelações do projeto) há cerca de nove anos. No entanto, este é um projeto que tem experimentado várias dificuldades.
Com o passar dos anos, os ciclos de desenvolvimento de videogames se tornaram mais longos porque os valores de produção aumentaram cada vez mais. Mesmo que as novas tecnologias ajudem a acelerar a produção, no geral leva tempo para fazer jogos massivos, com muito conteúdo e alta qualidade.