Nesta semana saiu o veredito da CMA, e este não foi favorável a aquisição da Activision Blizzard King pela Microsoft, ou seja, o órgão regulatório britânico resolveu bloquear a compra. Contudo, o Xbox afirmou que irá apelar e que essa história não terminará aqui.
Em sua entrevista em vídeo para a BBC, Brad Smith, o presidente da Microsoft disse o seguinte ao chefes de Estado do Reino Unido:
“E desempenhamos um papel vital, não apenas apoiando empresas e organizações sem fins lucrativos, mas também defendendo a nação contra ameaças de segurança cibernética”.
A importância para a economia e a segurança nacional são justificativas estatutárias para uma anulação governamental de uma decisão da CMA.
Não é incomum que um governo anule uma decisão de bloqueio de fusões. Na Alemanha, isso foi feito em algumas ocasiões (sob uma lei diferente, mas ainda assim).
A Microsoft parece que optou contra-atacar por duas visas, recorrer ao CAT e também aos políticos do Reino Unido alertando que o país pode perder bastante por conta dessa decisão. Parece que a história ainda terá muitos capítulos pela frente, peguem a pipoca.