Finalmente, após quase um ano e meio, temos o grande veredito europeu! A Comissão da União Europeia decidiu aprovar a compra da Activision Blizzard.
A aquisição de US$ 68,7 bilhões da Microsoft para adquirir a Activision Blizzard foi aprovada pelos órgãos reguladores da UE apenas algumas semanas depois que os reguladores do Reino Unido bloquearam a aquisição. A Comissão Europeia concluiu que o acordo pode ser aprovado graças aos compromissos da Microsoft relacionados aos jogos em nuvem.
A UE concluiu que a Microsoft “não teria incentivo para se recusar a distribuir os jogos da Activision para a Sony” e que “mesmo que a Microsoft decidisse retirar os jogos da Activision do PlayStation, isso não prejudicaria significativamente a concorrência no mercado de consoles”. Mas os reguladores da UE, assim como o Reino Unido, descobriram que a aquisição poderia prejudicar a concorrência em torno da distribuição de jogos para PC e console por meio de serviços de jogos em nuvem.
A decisão da UE de aprovar este acordo gigante ocorre menos de um mês depois que os reguladores do Reino Unido bloquearam os planos da Microsoft . A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) bloqueou o acordo devido a preocupações com o mercado de jogos em nuvem, afirmando que a aquisição poderia levar a “inovação reduzida e menos opções para os jogadores do Reino Unido nos próximos anos”. A Microsoft está apelando da decisão.
#EUMergerControl Commission 🇪🇺 clears acquisition of Activision Blizzard 🎮by Microsoft, subject to conditions 👇
🔗➡️https://t.co/qG3D0jNfPo pic.twitter.com/Q3P2miYisH
— EU Competition (@EU_Competition) May 15, 2023
A Microsoft passou os últimos meses tentando resolver as preocupações dos reguladores em relação aos jogos em nuvem, com os acordos convencendo os reguladores da UE, mas não o Reino Unido. A gigante do software assinou acordos de jogos em nuvem com Boosteroid, Ubitus e Nvidia para permitir que os jogos de PC do Xbox sejam executados nesses serviços rivais de jogos em nuvem. Um acordo semelhante com a Nintendo foi anunciado em dezembro. Todos esses acordos de 10 anos também incluem acesso a Call of Duty e outros jogos da Activision Blizzard, se o acordo for aprovado pelos reguladores.
O CMA teme que o controle da Microsoft sobre Call of Duty , Overwatch e World of Warcraft lhe dê uma grande vantagem sobre os concorrentes no mercado de jogos em nuvem – que o regulador estima que a Microsoft tenha cerca de 60 a 70 por cento da participação global em serviços de jogos em nuvem.
O recurso da Microsoft no Reino Unido provavelmente levará meses até que o processo seja concluído. A decisão de hoje da UE pode ajudar a aumentar as chances da Microsoft de fechar esse acordo gigantesco, mas a empresa ainda enfrenta batalhas nos EUA e no Reino Unido. Reguladores da Arábia Saudita, Brasil, Chile, Sérvia, Japão e África do Sul também aprovaram o acordo. China, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Austrália ainda estão revisando o acordo.
O próximo grande obstáculo da Microsoft é o escrutínio regulatório mais próximo de casa. Estados Unidos é o próximo dessa lista, mas até lá, hoje certamente é um dia para os fãs do Xbox comemorarem.