À medida que a poeira baixa no grande e aguardado PlayStation Showcase de 2023 da Sony, ficamos com uma grande sentimento antes do show da Microsoft no próximo mês – foi uma grande vitória para a equipe Xbox.
O programa da Sony não totalmente desastroso – na verdade, havia muitos jogos exibidos que estamos ansiosos para jogar. No entanto, a boa notícia para nós e para o pessoal do Xbox é que grande parte do show foi focada em jogos de terceiros que estão sendo lançados no mesmo dia e na data do Xbox Series X|S.
Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, Alan Wake 2, Dragon’s Dogma 2 e Assassin’s Creed Mirage foram alguns dos títulos mais impressionantes da noite passada, e todos são multiplataforma. Claro, estamos perdendo coisas como Marvel’s Spider-Man 2 e os novos projetos dos estúdios PlayStation Haven e Firewalk (que não empolgaram nada, sejamos sinceros), mas mesmo algo como o renascimento da Marathon da Bungie que chegará ao Xbox no primeiro dia.
Importante para o Xbox, a Sony não mostrou nenhum desejo real de revelar muito mais de seus projetos exclusivos. Sabemos que muitos estão em andamento no PlayStation Studios, mas além do Homem-Aranha, a escalação ainda está muito envolta em segredo. Após o tropeço do Redfall da Microsoft, é importante que algum terreno seja recuperado no Xbox Games Showcase, e achamos que a equipe agora está em uma boa posição para fazer exatamente isso.
Como já se passaram quase dois anos desde um PlayStation Showcase adequado, os fãs estavam especulando que este seria o grande da Sony. O próximo projeto de Sucker Punch, algo da equipe de Days Gone, um mergulho profundo nas facções de The Last of Us – esse era o tipo de coisa nas listas de previsões das pessoas. O fato de que tudo isso ainda está firmemente oculto na sede da Sony significa que a Microsoft pode realmente tentar gerar alguma empolgação em torno do ecossistema do Xbox no próximo mês.
Claro, a prova está no pudim e a Microsoft tem muito a provar depois de seus últimos 18 meses ou mais. Mas, com Starfield firmemente posicionado para causar grande impacto em setembro, podemos ter uma jornada emocionante nos próximos meses e anos. Esperançosamente, a Microsoft puxa a cortina um pouco mais longe do que a Sony no Xbox Games Showcase, potencialmente nos dando um pouco mais de entusiasmo do que o proprietário do PlayStation fez para seus fãs ontem.
Um grande ponto de interrogação que permanece antes do showcase da Microsoft é quantas revelações novas provavelmente teremos, em oposição aos títulos já anunciados que veremos mais. O Xbox tem tantos jogos que já foram revelados de alguma forma – State of Decay 3, Everwild, Avowed, Perfect Dark e Fable apenas para citar alguns – e achamos que é mais provável que comecemos a vê-los ressurgir do que qualquer grande surpresas.
Mesmo se fosse esse o caso, ainda seria um show muito emocionante, e ousamos dizer – mais impressionante do que o Showcase de maio de 2023 do PlayStation. O Xbox ainda tem muito a provar para esta geração já tem que tem comprado muitos e muitos estúdios (alguns ainda pendentes, claro), mas a Sony ajudou a causa da Microsoft por ser talvez um pouco conservadora ontem à noite.