O nascimento e a chegada ao mercado do Xbox Series S modelo de 1 TB SSD tiveram apenas uma causa: os gamers. Phil Spencer explicou-o numa entrevista concedida à revista Famitsu, na qual abordou vários temas, incluindo a última versão do console económica de nova geração.
De acordo com Spencer, muitos jogadores deram o mesmo feedback negativo em relação ao tamanho do SSD do Xbox Series S, que é muito pequeno. Spencer: “O Xbox Series S foi projetado com um preço em mente. Tentamos mantê-lo o mais acessível possível e a unidade de armazenamento de dados do console é um componente caro.
Decidimos dar mais opções aos jogadores, então a versão branca com capacidade de armazenamento limitada continuará disponível. Ouvimos o feedback dos usuários e duas das solicitações mais recorrentes foram: ‘Queremos mais disponibilidade do Xbox Series X porque não conseguimos encontrá-lo’ e ‘Gostaríamos de um SSD maior no Xbox Series S’.”
A partir daqui, o passo para um modelo Xbox Series S com SSD de 1 TB foi curto. Para diferenciar o console, foi escolhida a cor preta.