Sabemos que uma batalha judicial está em andamento na corte dos Estados Unidos, e que provavelmente já teremos um resultado decisivo na próxima semana. Contudo, vários documentos caíram na internet, e um deles mostram o que Jim Ryan do Playstation pediu a Microsoft para fazer “vista grossa”.
Sabemos que a Sony é a principal reclamante desta aquisição e que a FTC a apoia. Contudo, Phil Spencer decidiu oferecer um contrato de 10 anos para o Playstation para que não perdesse Call of Duty. Porém, a Sony rejeitou e decidiu tentar bloquear a aquisição nos órgãos reguladores e tribunais.
A contraproposta de Jim Ryan a Phil Spencer para permitir que a Microsoft adquira a Activision Blizzard é comporta por cinco pedidos:
- Certifique-se de que todos os jogos existentes e futuros da Activision Blizzard ainda estejam disponíveis no PlayStation e tenham paridade com o Xbox.
- Não torne os jogos da PlayStation Activision Blizzard mais caros que os do Xbox.
- Trate todos os jogos da Activision Blizzard igualmente nos serviços de assinatura do Xbox e Playstation.
- Após a conclusão da aquisição da Activision, descarte todos os contratos de suporte financeiro e de marketing que a Sony deve pagar à Activision no futuro.
- – Concordar em iniciar discussões para tratar os jogos da Bethesda igualmente no PlayStation e no Xbox.
Naturalmente, Phil Spencer, líder do Xbox, rejeito a contraproposta de Jim Ryan e preferiu o duelo. No final das contas, os consoles não se tornaram problema até então, mas a Microsoft ainda precisa superar quaisquer problemas relacionados à nuvem.
Então pouco importou o apoio da Sony no final.