Durante uma entrevista ao IGN, o CEO Swen Vincke da Larian Studios voltou a falar sobre a versão Xbox Series X|S de Baldur’s Gate 3, oferecendo mais informações sobre o período de lançamento e o estado do trabalho.
Como você provavelmente já sabe, para acelerar os tempos de publicação das versões com cruz verde de Baldur’s Gate 3, a Microsoft e a Larian chegaram a um acordo que permitirá ao estúdio lançá-lo no Series S sem modo cooperativo em tela dividida. Graças a esta solução, o jogo chegará ao Xbox Series X|S já no decorrer deste ano.
A este respeito, Vincke não indicou uma data de lançamento precisa na entrevista, mas especificou que Baldur’s Gate 3 chegará aos consoles com “X” verde entre setembro e novembro, uma janela grande, mas pelo menos podemos excluir a possibilidade de um lançamento em o mês de dezembro.
“Estamos em 2023. E 2023 está chegando ao fim, então para mim já é bastante preciso (o período de lançamento). Entre setembro e novembro… Sinceramente, o mais rápido possível”, disse Vincke.
O chefe da Larian Studios acrescentou que neste momento a equipe está compreensivelmente priorizando os retoques finais na versão PS5, que lembramos que será lançada no dia 6 de setembro, e os patches com as correções mais urgentes para PC. Depois disso, o foco do estúdio será na versão Xbox Series X|S, que atualmente já está em “bom estado”, mas ainda exigirá diversas intervenções da equipe antes da publicação.
“A versão Xbox Series X já estava em bom estado da última vez que a vi. Então apenas avaliamos a situação: “Ok, o que mais precisamos fazer?” diz Vincke. “Há muitas coisas que precisa ser feito para finalizá-lo. Mas penso que do ponto de vista técnico e de conteúdo estamos muito perto da meta”.
“(A versão Xbox) já estava funcionando antes, então não deve demorar muito”, acrescentou Vicke. “Isso não significa que não tentaremos fazê-lo funcionar também em tela dividida, porque a equipe continua otimizando para todas as plataformas porque realmente queremos atingir 60fps em tudo.”
“O problema com a otimização é que… com tantos sistemas paralelos com multiplayer e tela dividida e assim por diante… você nunca sabe onde vai parar. Vimos pessoas andando por aí com exércitos de lacaios, zumbis e coisas assim, e então obter no telhado e jogam bolas de fogo por toda a cidade”, diz Vincke. “É ótimo poder fazer tudo isso, mas o carro sofre”.