Starfield tirou vários notas “10” de sites gigantes ao redor do mundo, mas teve uma minoria que atribiu a esse jogo entre “cinco e sete”, o que fez a nota deste jogo permanecer a 88 no Metacritic e Opencritic, quando facilmente poderia superar os 90. O que aconteceu?
Vocês lembram quando a equipe do Xbox Era tinha afirmado que vários sites já estavam preparados para dar nota baixa para Starfield em troca de fama e engajamento? Bem, parece que esse “rumor” se tornou verdade e o Gamesindustry resolveu falar sobre a famigerada “máfia das notas”.
GamesIndustry.biz não recebeu o código para testar antes o Starfield aparentemente por estar na Reedpop, aparentemente este rede vazou jogos da Bethesda anteriormente, e por isso estes sites todos de certa forma punidos e ficaram sem códigos – inclusive Eurogamer. Porém o GamesIndustry.biz não sabe o motivo da Bethesda ter feito isso, se realmente foi rancor de análises antigas. O fato é que isso mostra uma crise no jornalismo gamer.
Dessa forma, teve um site popular que ao redor do mundo entregou “vários “10” e notas superiores a 90″ para Starfield, e nos Estados Unidos o jogo recebeu um no 7… O que explica isso? Porque as opiniões são tão diferentes? Com um jogo pode tirar tantas pontuações máximas de editores conceituados e alguns outros atribuem nota tão baixa?
GamesIndustry acredita que é para favorecer o ego nos anunciantes, movimentar o nome do site nas redes sociais e e ainda crescer em número de seguidores e enajamento, mas isso de fato pode colocar o jornalismo games em apuros, apesar de que a crise não parece melhorar.
Parece encerrar, uma menção do GamesIndustry:
Mais preocupante do que a decisão da Bethesda de reter códigos de review ntecipada de certos meios de comunicação é o quanto alguns sites dependem do jogo para impulsionar seus negócios.
A Forbes também se manifestou:
Um 7/10 é genuinamente selvagem para mim, mas tanto faz.
A 7/10 is genuinely wild to me, but whatever
— Paul Tassi (@PaulTassi) August 31, 2023