Uma das críticas que Starfield vem sofrendo nas análises é que o universo não é tão explorável quanto eles esperavam. Talvez eles pensassem que tinham outro tipo de No Man’s Sky, mas claramente este era um RPG e viagens rápidas é bem comum por cá. Nisto devemos incluir o único momento em que podemos manusear livremente a nossa nave, em que supostamente nos deixam um espaço contido onde encontramos outras naves, destroços ou a possibilidade de confrontos, mas não a possibilidade de viajar diretamente para outro planeta.
Quando tentamos, aparece um contador de distância que parece nunca diminuir e é que na realidade a viagem entre os planetas pode durar meses ou até anos. Pensar que podemos fazer isso é uma loucura, mas pelo menos parece que na prática é possível, já que uma streamer, a conhecida Alanah Pearce, conseguiu viajar da Terra para Plutão em “apenas 7 horas”, como você pode ver em o tweet abaixo.
You can fly to any Planet in #Starfield, it will just take you hours.
Took Alanah Pearce 7 hours to fly to Pluto here. pic.twitter.com/QVCPLnia0O
— PeterOvo (@PeterOvo5) September 3, 2023
Ocorre que, Starfield segue o estilo “Nasa Punk” que é mais voltada para a realidade. Uma viagem para Saturno, por exemplo, que é muito mais perto que Plutão, pode levar cerca de 30 anos atualmente, mas em Starfield a tecnologia está mais evoluída e você chegaria a Plutão em 7 horas.
Então sim, Starfield permite viagem abaixo da velocidade da luz entre planetas – sem os buracos de minhoca – mas isso tem um preço. Caso realmente não queira usar as viagens rápidas sugeremios que ao viajar entregre numa câmera criogênica para ficar congelado por milênos e assim você chegará no planeta que deseja. Esta é uma experiência bem real.
Alanah Pearce
O mais engraçado é que Alanah Pearce é escritora da Santa Monicado PLaystation, estúdio que faz God of War, ela foi responsável por cometer essa “locurua” de fazer uma viagem interplanetária diretamente. Dessa forma, ela provou que você pode viajar entre planetas, ma os fãs do Playstation pediram para que a Sony demisse ela nas redes sociais por ela ter ajudado a provar isso do Starfield.
Sinceramente, digo a vocês que, como jogador, sempre prefiro viagens rápidas quando começamos a trabalhar, mas a liberdade de explorar é uma sensação da qual ninguém quer desistir também, porém, isso não é como andar por um terreno baldio até você encontre uma parede invisível em forma de radiação onde ficar. O espaço não tem limites e pelo que vemos, em Starfield, de certa forma, também não tem.
Caso alguém duvide do fato, no início do vídeo nada é visto no espaço, de repente, quando o contador de Plutão chega a zero, como diz Alanah, ele fica invisível, provavelmente devido a um bug ou problema de carregamento, mas sim, podemos ver vários pontos de interesse entre os quais se vê claramente Caronte (Caronte), a maior lua de Plutão.