Um refrão comum quando o Xbox Game Pass começou era que ele estava tentando ser o primeiro Netflix real de videogames, um balcão único para uma enorme biblioteca de títulos, e quando novos e grandes jogos estreassem, eles seriam oferecidos por gratuito no serviço, em vez de vendido separadamente. Exatamente o modelo Netflix.
A última vez que revelamos números de assinantes da Microsoft foi em janeiro de 2022, 25 milhões. Até então, você imaginaria que estaríamos pelo menos nos aproximando dos 30 milhões, ou ultrapassando isso, mesmo que a Microsoft não tivesse anunciado essa marca. Recentemente, um funcionário deixou escapar que os 30 milhões foram batidos, mas ele apagou essa informação.
Acreditamos que a Microsoft pode demorar a atualizar esses números já que se tornaram dores de cabeça em seus processos de aquisições, e que após a Activision Blizzard a empresa pode ainda comprar mais estúdios.
Embora isso represente apenas 10% dos 238,29 milhões de assinantes da Netflix, o Xbox Game Pass está começando a superar alguns dos serviços de streaming de nível inferior.
Parece que o Xbox Game Pass pode ter mais assinantes do que o Apple TV + e o Peacock da NBC. O segundo trimestre de 2023 revelou que o Peacock tinha 24 milhões de assinantes pagos. O Apple TV+ é um pouco mais complicado, pois não revela números específicos de assinantes. A Apple disse recentemente que 1 bilhão de pessoas assinam seus serviços gerais, que incluem itens como Apple Music, iCloud e Apple Care. Mas estimativas de terceiros apontam que os números do Apple TV+ estão mais próximos de 25 milhões, o que significa que a esta altura o Xbox Game Pass já deveria ter ultrapassado esse número.
Outro ponto digno de nota é que a Xbox Live Gold se tornou o “Xbox Game Pass Core”, ou seja, são milhões de contas sendo migradas automaticamente para o Game Pass, então o número pode agora ser um tanto maior que 30 milhões. Porém, oficialmente, a Microsoft diz que tem 25 milhões em janeiro de 2022.